Seminário Científico marcará comemoração de aniversário dos 28 anos da Fiocruz Amazônia

Instituído por meio da Portaria Fiocruz nº 195, de 19 de agosto de 1994, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) completa na próxima sexta-feira, 19/8, 28 anos. A data que marca o reconhecimento público da importância da ciência e tecnologia para a superação dos desafios que afligem a Amazônia, será lembrada na instituição através da realização de um seminário científico comemorativo, que acontecerá na segunda-feira, 22/8. O evento será realizado no formato híbrido (presencial e on line) com acesso pelo link https://us06web.zoom.us/j/84038605988?pwd=U29iQzNmQVFiV2ZVRU1ySGNDclZ4QT09 (ID da reunião: 840 3860 5988) e (Senha de acesso: 613858). Haverá transmissão também pelo canal do ILMD/Fiocruz Amazônia no YouTube.

Adele Schwartz Benzaken, diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, destaca que nesse momento de comemoração é importante congratular a todos os colaboradores. “Nenhum diretor faz uma instituição sozinho e sim com o trabalho dos colaboradores. Nosso esforço tem sido no sentido de integrar o ILMD à Amazônia sob o ponto de vista de responder às demandas das necessidades regionais, tanto em relação à Pesquisa e ao Ensino de Pós-Graduação quanto à Ciência, Tecnologia e Inovação, que nos fazem capazes de dar respostas à sociedade e nos tornarmos referência”, destacou.

Com o tema “A atuação da pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia para o fortalecimento do SUS”, a palestra magna do seminário será ministrada pelo pesquisador Bernardo Horta, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação). O seminário contará ainda com a apresentação do “Marco Zero do Programa Estratégico para Consolidação da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública na Amazônia”, uma parceria entre o ILMD/Fiocruz Amazônia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Para a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, “o aniversário de 28 anos do ILMD é uma oportunidade para dar início às atividades do Programa Estratégico para Consolidação da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública na Amazônia, cujo objetivo é realizar um diagnóstico das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde pública apoiadas pela Fapeam e outras agências de fomento, em andamento no Amazonas, permitindo identificar áreas que tenham ausência de recursos humanos qualificados para atuarem nela. A ideia é capacitar recursos humanos, através de um programa de mentoria, para atuarem como líderes na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em temas de Saúde Pública de relevância para a Amazônia, e assim permitir o desenvolvimento de uma força de trabalho diversificada e de alto desempenho para atuar na região”, destacou.

Durante o evento, serão apresentados os projetos a serem desenvolvidos pelos bolsistas do Programa. Ao todo, são 14 bolsistas, sendo oito sêniores e seis jovens doutores, que irão desenvolver suas propostas por 24 meses.

Clique AQUI para conferir a programação.

PRIMEIRO ANO DE GESTÃO

A programação prevê também a apresentação dos resultados do primeiro ano de gestão da médica Adele Benzaken, diretora do ILMD/ Fiocruz Amazônia, conduzida ao cargo no dia 16 de agosto de 2021. Benzaken explica que uma das principais metas de seu primeiro ano de gestão foi a do fortalecimento institucional e da valorização das pessoas. “Precisamos voltar o olhar para a Amazônia e o seu potencial. Para isso acredito que temos que trazer para cá ferramentas e metodologias que possam modificar a situação de isolamento que vivemos. E a Pesquisa e o Ensino de Pós-Graduação são algumas dessas ferramentas”, lembra, citando o desafio enfrentado no início de sua gestão, no pico da pandemia de Covid-19, quando foram direcionados esforços para intervir na realidade do Estado.

Para a diretora, é para dar essas respostas à Amazônia que o ILMD/Fiocruz Amazônia tem feito atualmente um “esforço enorme de captar recursos e também de promover a vinda de instituições financeiras para que os pesquisadores possam apresentar o que têm feito e o que acreditam ser importante de ser financiado, em sintonia com o que preconiza a Fiocruz para a região”, afirma.

Em um ano, a gestão duplicou o total de recursos investidos , intensificou as cooperações e parcerias como estratégia institucional visando potencializar as ações nas áreas de ensino, pesquisa , inovação, extensão, intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, além de empreender esforços no sentido de formalizar parcerias, tanto aquelas que já vinham acontecendo por esforço e iniciativa dos pesquisadores, quanto novas iniciativas com órgãos públicos, instituições acadêmicas e de pesquisa , com organizações não-governamentais,  além de outras unidades da própria Fiocruz.

Foto: Ingrid Anne / ILMD Fiocruz Amazônia