Fiocruz Amazônia recebe alunos que concorrem ao Programa de Vocação Científica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nos períodos da manhã e tarde desta quinta-feira, 21/07, grupos de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Angelo Ramazzotti, no Adrianópolis, que concorrem a vagas do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz. É o primeiro ano de adesão do ILMD ao programa, cujo objetivo é estimular a aprendizagem e o conhecimento científico a partir da experimentação de práticas de pesquisa. Criado em 1986, o Provoc é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e se destina a jovens que cursam o nível médio de ensino. No total, 23 alunos dos turnos matutino e vespertino serão recebidos hoje e amanhã, para a etapa final das entrevistas presenciais, decisivas para a seleção dos dez estudantes que seguirão no programa, ao longo dos próximos 12 meses, designados a orientadores da unidade. Eles foram recebidos pela diretora substituta do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e os pesquisadores da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino e Jose Joaquin Carvajal, coordenadores locais do Provoc.

Nas boas-vindas aos alunos, a diretora Stefanie Lopes destacou a importância da Ciência, como área que permite estudo, reflexão e questionamentos, sobretudo para a melhoria da saúde pública, e da necessidade de empenho dos jovens estudantes nas atividades previstas para o êxito do programa. “A Ciência tem um espectro amplo de atuação e é importante que essa oportunidade de estar numa unidade da Fiocruz seja encarada por todos vocês como um privilégio”, enfatizou. Priscila Aquino lembrou que a primeira etapa do programa é da iniciação. “O processo de seleção dos alunos envolve etapas. Primeiramente, preenchem fica de inscrição, onde o aluno já demonstra o interesse em participar e em seguida a etapa da redação, feita na escola, e depois as entrevistas presenciais”, afirmou, salientando que o processo de seleção teve, no total, 50 alunos inscritos. A proximidade do ILMD com a Angelo Ramazzotti foi um dos critérios utilizados para a escolha da escola. O Provoc prevê seleção anual de escolas e alunos para adesão ao programa.

Cada aluno receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Ao longo dos primeiros 12 meses, os alunos serão inseridos nas atividades de pesquisa dos pelos projetos dos orientadores. “Podem ser projetos de pesquisa associados às áreas da microbiologia, entomologia, sociedade e cultura, conduzidos pelos orientadores nessa etapa de iniciação, que visa introduzir os conceitos e técnicas básicas que se utilizam em projetos”, observa Aquino. As atividades podem variar a depender da linha de pesquisa e do projeto. “Ao todo, participam do programa dez orientadores da Fiocruz Amazônia. A carga horária dos alunos é de quatro horas semanais, o que significa que eles terão que vir uma vez por semana ao ILMD e permanecer por quatro horas”, explica a coordenadora. Joaquim Cortes observa que, ao final do período de um ano, será feita uma avaliação de desempenho que dará oportunidade para que os alunos, continuem no Provoc, só que numa etapa denominada Avançado, com duração total de 22 meses, onde desenvolvem todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.

Para os alunos, o momento é de descoberta. Eduardo da Costa dos Santos, 15, aluno do primeiro ano do Ensino Médio da Angelo Ramazzotti, explica que a experiência lhe parece muito positiva para a escolha de sua carreira. “Tenho interesse pela área de Logística e creio que aqui teri como poder aplicar Ciência nessa área”, explicou. Outra selecionada, Jamile Barbosa, 15, diz ser apreciadora da Biologia, com ênfase em insetos. “Acho uma área muito interessante, mexer com insetos me agrada”, afirmou, antes de ser entrevistada. Na etapa da Redação, dos 23 selecionados, 14 alunos são do turno matutino e nove do vespertino.

SAIBA MAIS SOBRE O PROVOC

O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio de ensino. O Programa foi criado em março de 1986 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos e sempre foi coordenado pela EPSJV. O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. As inscrições para pesquisadores interessados em orientar alunos na etapa Iniciação 2022/2023 encerraram-se no último dia 30 de junho. nas unidades da Fiocruz campus Manguinhos e nas unidades regionais e escritórios da Fiocruz – Fiocruz Brasília, Fiocruz Ceará, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Fiocruz Piauí, Fiocruz Rondônia, Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Ao longo dos 30 anos de existência do Provoc, há inúmeros casos de alunos que se tornaram cientistas.

O horário de participação do estudante é definido pelo seu turno escolar e pode ser ampliado em função dos interesses e da disponibilidade do orientador, da equipe e do aluno. O estudante recebe um formulário de frequência que deve ser preenchido, assinado por seu orientador e entregue à coordenação da etapa Iniciação, ao final de cada mês A ausência deve ser justificada e informada ao orientador previamente. É permitido até quatro faltas consecutivas. No caso de três faltas consecutivas é obrigatório também apresentar justificativas ao profissional responsável pelo Provoc na instituição de origem e a coordenação da etapa Iniciação. Caso contrário, estará sujeito ao desligamento do Programa. No Provoc Avançado, a carga horária pode variar de acordo com o interesse e disponibilidade do orientador, da equipe e do estudante. O período previsto é de 12 horas semanais (manhã e tarde). O aluno deverá elaborar, mensalmente, resumo de atividades, a ser revisado e assinado pelo orientador e encaminhado à coordenação do Provoc. O estudante tem 30 dias de férias acordado previamente com o orientador e posteriormente comunicado à coordenação do Provoc (nas duas etapas).

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Ingrid Anne