Centro de Estudos irá abordar desmatamento, doenças infecciosas e saúde pública

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 15/7, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Desmatamento e doenças infecciosas e saúde pública. Qual a relação?”, a ser ministrada por Alessandra Ferreira Dales Nava, pesquisadora da Fiocruz Amazônia.

Segundo a pesquisadora “O desmatamento é uma das causas para emergência de doenças infecciosas”. A apresentação vai abordar a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos que levam a situações que fragilizam as relações hospedeiro, reservatórios e afetam ainda populações em condições de vulnerabilidade.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/85901249514?pwd=cy9yUm9haUdkeGN6a3Irditkam0zUT09

(ID: 859 0124 9514) e (Senha de acesso: 703163)

SOBRE O PALESTRANTE

Alessandra possui graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária com ênfase em Epidemiologia. Atua na área de Medicina Veterinária , sub área Medicina Preventiva.   Desenvolve pesquisas envolvendo as seguintes disciplinas: Ecologia de doenças infecto contagiosas, Doenças emergentes, Saúde Pública, Medicina da Conservação, Epidemiologia, Biologia da Conservação e Enfermidades Infecciosas.

Sua linha de pesquisa é relacionada aos efeitos antrópicos na prevalência e emergência de enfermidades zoonóticas em animais silvestres e população humana. Desde 2014 é Pesquisadora do Instituto Lêonidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), e compõe o Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia.

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (Bio-Interação) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), além do Profsaúde – programa de pós graduação stricto sensu em saúde da família.

Alessandra é também membro do laboratório  Planetary Health e da Academia de Saúde Global da Universidade de Edimburgo, além de membro do grupo de especialistas em Peccaries da IUCN – International Union for Conservation of Nature.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento