Palestra irá abordar estudos para decifrar mecanismos de detoxificação do heme e da homeostasia redox no plasmódio

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 29/4, às 10h (horário/Manaus), a palestra:  Estudos para decifrar os mecanismos de detoxificação do heme e da homeostasia redox no plasmódio, a ser ministrada por Diogo Rodrigo de Magalhães Moreira, pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (IGM – Fiocruz).

Segundo o pesquisador “para se estabelecer num ambiente inóspito como a hemácia, o plasmódio evoluiu ao desenvolver um mecanismo eficiente de detoxificação do heme. Todavia, este mecanismo depende também de antioxidantes, e, portanto, o plasmódio é dependente principalmente de flavoenzimas para manter um ambiente redox homeostático.

A palestra irá discutir estes mecanismos e a suas implicações no bloqueio farmacológico para o tratamento da malária. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/84683838488?pwd=K3V0S3NJQkhHVW81L0h1Y1ZieXRRZz09

(ID da Reunião: 846 8383 8488) e (Senha de acesso: 387635).

SOBRE O PALESTRANTE

Diogo possui graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco. De 2010 a 2011, realizou estágio na Drexel University College of Medicine (Filadélfia, EUA) como bolsista da Comissão Fulbright.

Realizou Pós-Doutorado no Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (LETI) do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz/Bahia). Trabalhou como Pesquisador Júnior no Centro de Biotecnologia e Terapia Celular no Hospital São Rafael (Salvador, BA).

É Pesquisador em Saúde Pública da FIOCRUZ/Bahia. Suas áreas de pesquisas são: química medicinal e farmacologia. Trabalho com fármacos antiparasitários com especial atenção ao entendimento das relações estrutura-atividade e na compreensão da interação fármaco-alvo terapêutico.

É também membro permanente do corpo docente da Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (Nota 6 na CAPES) desde 2014, líder do Grupo de Pesquisas em Malária da FIOCRUZ/Bahia e  membro da Society of Biological Inorganic Chemistry.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento