Professor doutor Wanderley de Souza (UFRJ) conhece as plataformas de trabalho do ILMD

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) recebeu na manhã desta sexta-feira, 1/4, a visita do professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Wanderley de Souza, vice-diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (RJ) e responsável pela implantação do Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABIO), da Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com a UFRJ.

O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura científica do ILMD, bem como os trabalhos realizados pelas diferentes plataformas que integram a instituição, identificando potencialidades e possíveis demandas. Ele foi recebido pela diretora do ILMD / Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e pela vice-diretora de Pesquisa, Stefanie Lopes e o vice-diretor de Gestão, Carlos Henrique Carvalho. Juntos, percorreram as instalações da sede, apresentando os vários laboratórios, entre eles o de Vigilância Genômica.

“Meu interesse maior é o de conhecer as instituições do Brasil e, em específico, a infraestrutura científica em Manaus, uma vez que estamos utilizando a UEA como local para montarmos plataformas e cursos de pós-gradução da UFRJ na Amazônia, e o ILMD é um parceiro em potencial”, afirmou.

No ILMD, ele conheceu os laboratórios de Organismos Geneticamente Modificados, Entomologia, Bacteriologia, Virologia, Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa e as Coleções Biológicas. Wanderley de Souza foi o coordenador do II Simpósio de Integração e Pesquisa em Infraestrutura Científica para Apoio em Estudos sobre a Biodiversidade Amazônica e sua Utilização na obtenção de Biofármacos e os Avanços em Conhecimentos Básicos e Clínicos sobre Trypanosoma cruzi, Leishmania, Plasmodium e as doenças causados por esses protozoários.

ILMD/Fiocruz Amazônia