Fiocruz Amazônia retoma ciclo de palestras do Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), retoma no dia 18/3, às 10h (horário/Manaus), suas atividades. O ciclo de debates iniciará suas ações do ano de 2022 com a palestra: “Covid-19 & Influenza e Vigilância Genômica: resposta à pandemia”, a ser ministrada por Paola Cristina Resende Silva, pesquisadora em saúde pública no Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (LVRS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). O evento discutirá a experiência e os achados da Rede Genômica Fiocruz e do Laboratório de Referência Nacional no enfrentamento de Influenza e SARS-CoV-2 no período pandêmico.

De acordo com Paola, a ameaça de epidemias e pandemias causadas por Influenza persiste e, no atual cenário, é imperativo que a vigilância de ambos os vírus com potencial zoonótico se mantenha. “Para Influenza ressaltamos o monitoramento genético de cepas de Influenza emergentes, comparação dos vírus em circulação com vírus vacinais para a revisão das cepas escolhidas para compor a vacina anual, investigação de cepas que podem escapar da resposta imune ou ser resistentes aos antivirais. Para SARS-CoV-2 é fundamental continuarmos o acompanhamento da dinâmica das linhagens e variantes no contexto regional visto que o comportamento, características e status vacinal da população local podem modular essa dinâmica”, destacou.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/89124401033?pwd=K1JaZ0xOSUlMWE9tejh3RytIRjJYQT09 (ID:  891 2440 1033) e (Senha: 550361).

SOBRE O PALESTRANTE

Pesquisadora em saúde pública no Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (LVRS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/FIOCRUZ com pós-doutorado na University College London (UCL), Reino Unido, Paola é Bióloga com mestrado em Medicina Tropical e doutorado em Biologia Molecular e Celular pelo IOC.

Participou da equipe de caracterização do vírus Influenza A (H1N1) no Brasil durante a pandemia de 2009 e, dedicou os últimos doze anos a estudar a vigilância molecular dos vírus respiratórios (Influenza e Virus Sincicial Respiratório) no Centro Nacional de Influenza do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, localizado na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, Brasil.

Além disso, participa do piloto de vigilância global do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) da Organização Mundial da Saúde desde 2016 e, integra a Rede Genômica FIOCRUZ no sequenciamento e vigilância genômica do SARS-CoV-2. Suas áreas de interesse na pesquisa científica são vigilância, biologia molecular e evolução de vírus respiratórios, como Coronavirus, Influenza, Virus Sincicial Respiratório e virus exantemáticos, como Sarampo. Possui experiência em sequenciamento de alto desempenho, reconstrução filogenética e análise evolutiva de vírus de RNA.

Adicionalmente, trabalha na identificação de polimorfismos genômicos virais associados ao aumento de virulência e resistência a drogas antivirais.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Priscila Aquino, coordenadora do Centro de Estudos e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, destaca a importância do núcleo, como um estratégia positiva, no processo de popularização do conhecimento científico gerado no campo acadêmico. “As experiências que a gente vem tendo ao longo dos anos com o Centro de Estudos, é de que ele se tornou uma excelente ferramenta de comunicação e divulgação científica para os alunos conhecerem mais sobre diferente temáticas, seja associada às áreas de ciências biológicas, exatas, temas específicos da área da saúde, entre outros. Estamos trabalhando para que possamos ter um público maior, no intuito de divulgar as pesquisas não apenas para os alunos do Instituto, mas também para a sociedade em geral”, avaliou a pesquisadora.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento