Fiocruz Amazônia apresenta projetos no seminário de encerramento do PPSUS

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) participa nos dias 22 e 23/2, próximas terça e quarta-feira, do Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Ministério da Saúde.

O ILMD teve cinco projetos contemplados com recursos do programa, que tem como finalidade financiar projetos na área da saúde que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Amazonas. O evento será virtual, dividido em eixos temáticos e contará com a participação de representantes da Fapeam, Secretaria de Estado da Saúde (SES/AM), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde.

Confira a programação AQUI.

A mesa de abertura, pela manhã, com o eixo temático “Sistemas, Políticas e Ações de Saúde” contará com palestra do doutor em História e Ciências da Saúde, Júlio Schweickardt, chefe do Laboratório de Pesquisa em História e Políticas de Saúde na Amazônia (Lahpsa), que abordará o acesso da população ribeirinha à rede de urgência e emergência no Estado.

A programação é referente à chamada pública 001/2017. À tarde, as palestras serão do pesquisador Luis André Moraes Mariúba, sobre “Desenvolvimento de teste para detecção eletroquímica de ensaios moleculares aplicados ao diagnóstico de doenças” e, do pesquisador Pritesh Jaychand Lalwani, sobre “Desenvolvimento de um teste serológico multiplex para detecção simultânea de patógenos”.

No segundo dia, serão quatro eixos temáticos. No eixo “Sistemas, Políticas e Ações na Saúde”, a palestra será da pesquisadora Maria Luiza Garnelo Pereira, sobre “Estudo exploratório das condições de vida, saúde e acesso aos serviços de saúde de populações rurais ribeirinhas de Manaus e de Novo Airão, Amazonas”. No eixo Saúde da Mulher, a pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino falará sobre “Avaliação das características epidemiológicas e moleculares de mulheres tratadas com lesões precursoras do câncer de colo de útero no Amazonas”.

ILMD/Fiocruz Amazônia

Foto: Érico Xavier