Fiocruz capacita conselheiros de saúde indígena por meio de tecnologias de informação

Começam neste domingo, 20/2, as inscrições para o curso de capacitação de conselheiros de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), de Manaus, com o objetivo de promover a capacitação dos conselheiros e lideranças indígenas do Amazonas acerca dos cuidados para o combate à Covid-19. O curso será no formato on-line e é coordenado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane / Fiocruz Amazônia. A iniciativa foi viabilizada por meio de projeto aprovado no Edital de Saúde Indígena nº 1/2021, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz.

O programa, lançado em 2018, tem como objetivo fomentar a pesquisa e a inovação, resultando na entrega de produtos/conhecimento/serviços para a sociedade, a partir de pesquisas na área de saúde. O curso é uma das 26 propostas apresentadas e está entre as 14 contempladas com recursos para a execução das ações.  As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março no site do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), por meio de formulário de inscrição disponibilizado na página.

Com uma semana de duração (de 7 a 11 de março), o curso ficará disponível para acesso gratuito e é resultado do trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras da Fiocruz Amazônia Kátia Maria Lima de Menezes, doutora em Saúde Pública, e Fabiane Vinente, doutora em Antropologia Social, ambas pertencentes ao Laboratório de Pesquisa em História e Políticas de Saúde na Amazônia (Lahpsa), do ILMD/Fiocruz Amazônia.  Também participaram do projeto o doutor em História e Ciências da Saúde Júlio Schweickardt, chefe do Laphsa, e a doutora em Medicina Tropical Luciete Almeida, pesquisadora do ILMD.

O Dsei Manaus é um dos 34 distritos sanitários especiais indígenas existentes no Brasil (destes sete estão situados no Amazonas) e será o primeiro a implantar a iniciativa de capacitação on-line no Estado. Coordenadora do projeto, Kátia Menezes explica que a capacitação no formato de Ensino a Distância (EAD) será oferecida, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, por ser a ferramenta digital mais utilizada no Amazonas, em razão da instabilidade dos serviços de internet.

“Percebemos as dificuldades que os conselheiros teriam para utilizar outras ferramentas digitais, nos 21 polos-base existentes no Estado, e optamos pelo aplicativo de mensagem para fazer a distribuição do material preparado por mim e pela doutora Fabiane na semana de 7 a 11 e que vai continuar disponível na página do curso”, explicou. Os materiais educativos que serão utilizados na capacitação ficam disponíveis também do site da Condisi/Manaus (https://condisimanaus2021.wixsite.com/ambienteesadenaamazn), entre eles uma cartilha com conteúdo lúdico-didático, baseado na realidade sociocultural dos indígenas.

O objetivo do curso é fazer com que os conselheiros estejam com informações corretas e precisas para repassarem nas aldeias, evitando fake news e incentivando também a vacinação. Nós tivemos muito êxito no Dsei em relação a vacinação, a não rejeição, mas isso depende de todo um trabalho que tem que ser feito dentro das aldeias”, reforça Kátia Lima.

O curso será divido em quatros unidades. A primeira etapa vai abordar o conceito de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a segunda parte da capacitação enfocará a política de saúde indígena. Na terceira unidade, o papel do conselheiro indígena nas aldeias. Na quarta etapa, as medidas de prevenção e vacinação, no combate à Covid-19.

As inscrições para o curso de Capacitação de Conselheiros Indígenas de Saúde do DSEI/Manaus, podem ser feitas no link do formulário de inscrição, no site da Condisi/Manaus (https://forms.gle/2mUDuwgxKcLiw3H17).

Durante o curso, haverá o lançamento de cartilha com orientação de como proteger a aldeia da Covid-19; a importância de manter o calendário vacinal atualizado; medidas de proteção, como uso contínuo de máscara, álcool em gel. A cartilha foi editada e distribuída para os indígenas do Dsei/Manaus e estará disponível no site do Condisi, Dsei e nas redes sociais de ambos os órgãos.

Entre os assuntos compartilhados na cartilha, estão orientações de como proteger a aldeia da Covid-19; a importância de manter o calendário vacinal atualizado; medidas de proteção, como uso contínuo de máscara, álcool em gel, e a valorização do conhecimento tradicional dos indígenas, no combate à doença, sem desmerecer a importância do tratamento médico.

— — —

ILMD/Fiocruz Amazônia

Fotos – Divulgação / ILMD/Fiocruz Amazônia