Centro de Estudos irá abordar Influência da infecção plasmodial na interação entre os sistemas cognitivos
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 26/11, às 10h, a palestra “Imunomodulação do comportamento : Influência da infecção plasmodial na interação entre os sistemas cognitivos imune e neural no modelo experimental murino”, a ser ministrada por Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).
Link da transmissão: https://zoom.us/j/92208225874 ID: 922 0822 5874
Segundo o pesquisador, “o curso clínico da malária pode se apresentar tanto como episódios clássicos de febre, sudorese, calafrios e cefaléia, quanto como sintomas inespecíficos de síndromes febris agudas, podendo evoluir para formas graves. Sobreviventes da malária cerebral (MC), a complicação mais grave e letal da doença, podem desenvolver sequelas neurológicas, cognitivas e comportamentais”, explicou.
A apresentação contextualizará, no conhecimento já adquirido sobre déficits neurocognitivos e alterações comportamentais resultantes de infecções adquiridas naturalmente em humanos e modelos experimentais de malária em murinos, o trabalho desenvolvido pelo pesquisador. “Servindo-se de uma adaptação do modelo usado tradicionalmente para estudo da MC, nossos estudos mostram que tais perturbações podem acometer a memória de reconhecimento e o fenótipo do tipo ansioso e ser de longa duração e que a imunomodulação pode corresponder a uma abordagem potencial para prevenir ou reverter as sequelas neurocognitivas da malária”, destacou.
SOBRE A PALESTRANTE
Cláudio possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, é mestre e Doutorado pela Universidade de Paris VI. É Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) – Fiocruz. É Chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária, além de coordenar na Fiocruz o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal), Laboratório de Referência junto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para a malária na Região Extra-Amazônica (desde 2004).
Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: malária humana e experimental simiana e murina, Plasmodium falciparum, P. vivax e P. simium, imunidade protetora, ensaios vacinais, imunopatologia da malária, malária de mata Atlântica e em aspectos cognitivo-comportamentais na homeostase e na malária experimental murina não complicada.
Tem também interesse na história da imunologia O Dr Daniel-Ribeiro é bolsista de produtividade desde 1984, foi bolsista nível 1A por 14 anos na área de Imunologia e publicou 245 trabalhos (sendo 167 indexados no PubMed).
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.