Centro de Estudos irá apresentar pesquisas com selênio para tratamento de cardiopatia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 12/11, às 10h, a palestra “Pesquisa Translacional em doença de Chagas: estudos com selênio para tratamento de cardiopatia”, a ser ministrada por Tânia Cremonini de Araújo-Jorge, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Link da transmissão: https://zoom.us/j/99383876328 ID: 993 8387 6328

Nessa palestra, serão discutidos alguns estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa de Tania, referente à aplicação do selênio para tratamento de cardiopatia. “A cardiopatia é uma das causas de mortalidade mais importantes relacionada à doença de Chagas. Neste sentido, uma estratégia de tratamento é o uso de selênio. que pode atuar permitindo a ação plena dos mecanismos antioxidantes do organismo; impedindo assim a degeneração do coração associada a doença”, explica.

SOBRE O PALESTRANTE

Tania Cremonini de Araújo-Jorge é graduada em Medicina pela UFRJ, e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É Mestre e Doutora em Ciências (Biofísica) pela UFRJ.

Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e no conceito interdisciplinar de CienciArte. Atualmente é diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Atua como consultora e parecerista da OMS/TDR, do Ministério da Saúde/Decit, de agências estrangeiras, do CNPq, da CAPES e de Fundações de Apoio a Pesquisa em diversos estados brasileiros. É membro do corpo editorial e pareceristas de periódicos científicos no Brasil e no exterior. Atua ainda no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento