Palestra irá discutir responsabilidade social do cientista e ameaças ao desenvolvimento científico no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 1/10, às 10h, a palestra “Por que fazer Ciência? Realidade, relevância e perspectivas”, a ser ministrada por Samuel Goldenberg, pesquisador do Instituto Carlos Chagas (ICC / Fiocruz).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/96270263085 ID: 962 7026 3085

A palestra irá discutir a importância da ciência para a sociedade, a responsabilidade social do cientista e as ameaças ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

SOBRE O PALESTRANTE

Samuel é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília e doutor (Doctorat DEtat ès Sciences) pela Université de Paris VII.

É Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, foi de 2001 a 2017 Diretor do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná). Foi coordenador da instalação da Fiocruz no Estado do Paraná, através da criação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto Carlos Chagas (ICC).

Tem experiência e formação na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico.

É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. É membro do Comitê Científico Internacional do Instituto Pasteur de Montevideu.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento