Palestra irá abordar foco de malária zoonótica humana na Mata Atlântica Fluminense

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 24/9, às 10h, a palestra “Plasmodium simium na Mata Atlântica Fluminense: o terceiro foco de malária zoonótica humana no mundo”, a ser ministrada por Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/92389459180 ID: 923 8945 9180

Segundo o pesquisador “de 2006 a 2014 apenas 46 casos de malária autóctone foram registrados na Mata Atlântica Fluminense. Um surto na região a partir de 2015 projetou esse número para 70 em 3 anos, antes de despencar para cerca de um por ano (a partir de 2018) em função da redução da população de primatas não humanos (PNH) na região pela epidemia de febre amarela”.

Cláudio explicou que “a situação possibilitou a identificação das condições de transmissão, dos vetores anofelinos e dos PNH implicados como reservatórios. O sequenciamento do genoma mitocondrial e depois do genoma completo permitiu a identificação do Plasmodium simium como responsável pelo surto e a caracterização da transmissão como uma zoonose, a terceira implicando plasmódios simianos e malária humana conhecida até hoje”.

SOBRE O PALESTRANTE

Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro é graduado em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Mestre (Diplôme d Études et de Recherches en Biologie Humaine) e Doutor (Doctorat d État en Biologie Humaine) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie).

É Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) – Fiocruz,  é Chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária. Coordena na Fiocruz o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal), Laboratório de Referência junto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para a malária na Região Extra-Amazônica.

Atua principalmente nos seguintes temas: malária humana e experimental simiana e murina, Plasmodium falciparum, P. vivax e P. simium, imunidade protetora, ensaios vacinais, imunopatologia da malária, malária de mata Atlântica e em aspectos cognitivo-comportamentais na homeostase e na malária experimental murina não complicada.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento