Divulgado resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo do PPGVIDA
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), divulgou nesta sexta-feira, 17/9, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, do processo de seleção pública de candidatos, para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA).
As inscrições no processo seletivo para o curso de mestrado podem ser feitas no período de 20 de setembro a 18 de outubro. O cronograma com todos as etapas seleção estão no anexo I. 1.2 do edital.
Acesse o edital em https://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=120
Estão sendo oferecidas 17 vagas para ingresso no curso no ano de 2022. As vagas estão distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGVIDA: Linha 1- Fatores sócio biológicos no processo saúde-doença na Amazônia (9 vagas) e Linha 2 – Processo Saúde, Doença e Organização da Atenção a populações indígenas e outros grupos em situações de vulnerabilidade (8 vagas).
O processo de seleção será realizado em 4 etapas, sendo a primeira: Homologação das inscrições; a segunda: Prova de Saúde Coletiva; a terceira: Avaliação do Anexo VII – Pontuação do Currículo Lattes do Candidato; e a quarta: Prova Oral. Todas as etapas são eliminatórias.
O curso de mestrado terá sede em Manaus e será ministrado em regime integral, com duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, incluindo a realização da defesa de dissertação.
SOBRE O PPGVIDA
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.
O Programa também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica.