Palestra irá abordar Impacto da contaminação por mercúrio na saúde do povo Munduruku

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 17/9, às 10h, a palestra “Impacto da contaminação por mercúrio na saúde do povo indígena Munduruku, Pará”, a ser ministrada por Paulo Victor de Sousa Viana, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/97235906430 (ID: 972 3590 6430)

Na oportunidade, o pesquisador irá apresentar resultados do estudo, que avaliou os impactos da contaminação por mercúrio, em 200 indígenas, de três aldeias na Terra Indígena Sawré Muybu, de ocupação tradicional do povo Munduruku, na bacia do Rio Tapajós, localizada nos municípios de Itaituba e Trairão no Pará.

Os resultados apontam evidências claras dos efeitos deletérios da contaminação por mercúrio nas três aldeias Munduruku e indicam que a atividade garimpeira vem promovendo alterações de larga escala sob os territórios tradicionais da Amazônia, com sérios impactos na saúde destes povos.

SOBRE O PALESTRANTE

Paulo é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas, mestre e doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública do Centro de Referência Professor Helio Fraga/ENSP/Fiocruz.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose, epidemiologia, análise de sobrevivência, causas de óbito, sistemas de informação e raça/etnia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento