Palestra irá apresentar modelo para estudos de infecção por Leishmania

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 10/9, às 10h, a palestra “O hamster dourado como modelo para estudos de infecção por Leishmania (Viannia) braziliensis”, a ser ministrada por Alda Maria da-Cruz, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC – Fiocruz).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/96969114019 ID: 969 6911 4019

De acordo com a pesquisadora, “a leishmaniose tegumentar é endêmica em nosso país e nos últimos anos foram registrados no Ministério da Saúde uma média de 18.687 casos da doenca. A região Norte sozinha contribui com 42,8% dos casos, sendo que registra o 2o maior número de casos, provenientes principalmente da região da grande Manaus”, explicou.

Alda conta que oito espécies de Leishmania sp circulam de forma simpátrica na região Norte, sendo que L. (Viannia) braziliensisL. (V.) guyanensis e L. (L.) amazonensis são as mais prevalentes. O conhecimento sobre imunopatogenia da infecção por estas espécies advém de estudos em humanos e sabemos que a resposta imune é determinante para a evolução dos diferentes desfechos clínicos.

“O modelo camundongo é o mais utilizado para os estudos de infecção por Leishmania sp, entretanto, quando infectados por L. braziliensis, espécie mais prevalente nas regiões brasileiras, ele desenvolve uma lesão cutânea pequena e que se cura espontaneamente”, destaca.

A pesquisadora irá apresentar resultados de estudos sobre a evolução clínica, histológica, parasitológica e imunológica da leishmaniose cutânea experimental e mostrar como este modelo tem se mostrado adequado para estudos de imunopatogênese, de ensaios vacinais e de testes terapêuticos.

SOBRE O PALESTRANTE

Alda é graduada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, mestra e doutora em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. É especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, tendo cursado residência médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

É pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e professora associada da Disciplina de Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ. É membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Possui experiência na área de doenças infecciosas e parasitárias, parasitologia médica e imunoparasitologia. As principais linhas de pesquisa versam sobre imunopatogênese das leishmanioses (resposta imune efetora, estudo do infiltrado inflamatório das lesões e modelo golden hamster), co-infecção Leishmania/HIV e desenvolvimento de vacinas contra leishmaniose.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento