NOTA DE REPÚDIO

O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) vem a público repudiar os crimes de LGBTfobia verbal e física sofridos por um membro de nossa equipe e seu companheiro, na noite de ontem (10/09), em Manaus.

Nosso colaborador, técnico de laboratório e educador comunitário de pares, e seu companheiro foram agredidos verbalmente por um homem armado e, quando deixaram o local, foram seguidos e covardemente baleados. Um deles está hospitalizado devido à gravidade dos ferimentos.

Esse crime não foi uma exceção. A violência contra a comunidade LGBTQIA+ nasce do conservadorismo cego e irracional e da intolerância de um Brasil que, segundo as estatísticas, registra a maior quantidade de crimes LGBTfóbicos no mundo. É urgente que políticas de segurança pública sejam voltadas à essa população.

Esperamos que os órgãos competentes investiguem e punam exemplarmente o responsável por mais este ato criminoso e cruel. LGBTfobia é crime!

O IPCCB funciona como um consórcio firmado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), e trabalha ativamente na busca da melhoria da saúde e qualidade de vida da população LGBTIQA+ através de estudos voltados para esse público; e conta com valioso quadro de colaboradores desta comunidade que, assim como uma das vítimas, leva transformadora educação em saúde para seus pares.

Nossa total solidariedade e apoio às vítimas e suas famílias.

Assinam essa nota conjuntamente:

Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD)

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia)