Centro de Estudos terá palestra sobre Leishmania

“Efeito da acetilação proteica no processo de diferenciação das formas evolutivas de Leishmania mexicana” é o tema desta semana do Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a acontecer na sexta-feira, 20/8, às 10h (horário Manaus), em transmissão pela Plataforma Zoom.

Link: https://zoom.us/j/96105643235

ID: 961 0564 3235

A temática será abordada pelo professor Nilmar Silvio Moretti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo o pesquisador, a acetilação de proteínas está envolvida na regulação de processos celulares essenciais em diversos organismos. Análises de proteômica realizadas pelo seu grupo revelaram um perfil de acetilação diferencial de proteínas entre os três estágios principais de Leishmania mexicana (procíclico, metacíclico e amastigota), sugerindo papel central dessa modificação na diferenciação do parasito. A acetilação de lisinas é regulada por duas famílias de enzimas: lisinas acetiltransferases (KATs), que adicionam grupos acetil no resíduo de lisina, e as lisinas desacetilases (KDACs), que removem esses grupamentos. As KDACs são divididas em duas classes: dependentes de NAD+ (sirtuínas) e as dependentes de zinco (DACs).

Assim, para expandir o conhecimento sobre como as mudanças na acetilação proteica afetam a diferenciação de Leishmania, o grupo decidiu caracterizar as quatro DACs (DAC1, 3, 4 e 5) de L. mexicana e como essas enzimas podem afetar o processo de diferenciação das formas evolutivas desse parasito. Em conjunto, os dados obtidos até o momento, demonstram o papel que a acetilação tem na diferenciação dos estágios evolutivos de L. mexicana e como alterações nos níveis dessa modificação podem afetar esse processo, como foi verificado através da caracterização das DACs. Os dados obtidos abrem a oportunidade de explorar as DACs como potenciais alvos de drogas em Leishmania.

SOBRE O PALESTRANTE

Nilmar Silvio Moretti possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – Unifesp, sob supervisão do Prof. Dr. Sergio Schenkman e no Center for Infectious Disease Research – Seattle/USA, sob a supervisão do Dr. Ken Stuart.

Atualmente é professor adjunto no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Atua principalmente no estudo do papel da acetilação proteica no desenvolvimento e progressão da infecção de patógenos eucariotos, como os protozoários Trypanosoma cruzi, Trypanosoma brucei, Leishmania. Além disso, trabalha na identificação de proteínas reguladoras da acetilação nestes patógenos como possíveis alvos terapêuticos (Fonte: Plataforma Lattes).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento