Adele Benzaken é empossada diretora da Fiocruz Amazônia

A pesquisadora, Adele Schwartz Benzaken, foi conduzida ao cargo de Diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia). A Solenidade de transmissão do cargo de Direção Institucional, ocorreu nesta segunda-feira, 16/8, no Salão Canoas, auditório da Instituição.

Na ocasião, o pesquisador e ex-diretor, Sérgio Luz, fez a Transmissão do Cargo para Adele, que exercerá a Direção no quadriênio 2021-2025. Considerando os protocolos de biossegurança, que restringem a participação de elevado número de pessoas, a solenidade foi transmitida via web, por meio do canal da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (ASFOC) no youtube (aqui vai entrar um link).

Compuseram a mesa da solenidade, Adele Benzaken, Sérgio Luz e o Secretário Executivo de Controle Interno da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM), Silvio Romano Benjamim Jr, representando o secretário, Anoar Abdul Samad. A cerimônia teve início com a fala do pesquisador, Rodrigo Correa de Oliveira, Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), que remotamente representou a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia trindade.

“O ILMD é uma parte importantíssima de toda a rede Fiocruz de pesquisa. O Instituto tem sido um parceiro importante nos estudos voltados para as arboviroses. Durante a pandemia, tem feito um papel singular. Esperamos continuar, com a nova direção, de uma maneira bastante interativa. Aproveitamos para agradecer ao Sérgio e toda direção anterior, pelo enorme esforço para que conseguíssemos trabalhar juntos”, destacou Rodrigo.

O evento contou com a presença do Diretor da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado FMT/HVD, Marcus Vinítius de Farias Guerra; o Capitão de Mar e Guerra, Wilson Soares Ferreira Nogueira, assessor de relações institucionais, representando o Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, do 9.º Distrito Naval da Marinha do Brasil; o General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), além da Diretora Executiva da Escola de Saúde Pública (ESAP), Ana Lúcia Raman, representando a Secretária Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), Shádia Hussami Hauache Fraxe.

Ao se despedir do cargo, Sérgio Luz, agradeceu o apoio que recebeu frente ao Instituto, e entregou para a nova gestora, um relatório, que pontua os avanços da Fiocruz Amazônia ao longo dos últimos oito anos. “Foram oito anos muito intensos, de muito trabalho e finalizamos hoje, conseguindo apresentar um relatório de gestão, de 2013 a 2021, com os avanços que foram possíveis alcançar. É importante lembrar que dentro desse tempo, enfrentamos uma crise de saúde pública, em 2016, pelo Zika, e agora estamos enfrentando uma pandemia, uma crise sanitária gravíssima. Fica aqui o desejo de boa sorte a todos, um abraço e agradecimentos por todo o apoio que tive”, disse.

A eleição para o cargo ocorreu no dia 3/5, em formato online, com candidatura única, onde no colégio eleitoral composto de 50 servidores e 38 alunos, totalizando 88 eleitores aptos a votar, Adele obteve um percentual de 94,8% dos votos válidos. No dia 23/7, o Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 1.581, de 22 de julho de 2021, assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de nomeação da Dra. Adele Schwartz Benzaken, para o cargo de Diretora Institucional do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Em seu discurso, a nova diretora agradeceu a confiança e reafirmou compromissos para o ciclo de trabalho que se inicia, na semana em que a Instituição completa 26 anos. “Estamos iniciando um novo ciclo, na semana do aniversário de 26 anos da Fiocruz Amazônia. Tomo posse como diretora e, agradeço a confiança da indicação e daqueles que votaram no meu nome para representá-los. Recebo o bastão do Dr. Sérgio, a quem agradeço esta transição harmônica e centrada no bem da Instituição. Afirmo e reafirmo meu compromisso com a ciência, pesquisa e educação, com a harmonia e integração entre pessoas e instituições, por uma Amazônia e um mundo melhor”, declarou Benzaken.

PERFIL

Adele Schwartz Benzaken é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Foi Diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, em Manaus, no período 2007 a 2010. Oficial do Programa Nacional do UNAIDS/Brasil, no período de abril de 2011 a outubro de 2013, em Brasília.

Atuou como Diretora Adjunta (2013-2016) e posteriormente Diretora do Departamento de IST/HIV-Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de junho de 2016 a janeiro de 2019.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes