Fiocruz Amazônia abre inscrições para oficina de divulgação científica por meio de vídeos e podcasts

O Projeto “CiênciaPop On-line: Fiocruz Amazônia na SNCT 2021”, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), abre inscrições para as oficinas “DigiCiência – Oficina de Vídeos Digitais para Divulgar Ciência” e “OuvirCiência – Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas”.

A ação pretende prover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados, possam promover divulgação científica, por meio da geração de vídeos e podcasts, para divulgação nas mídias digitais.

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 16/8 e ocorrem até o dia 19/8, via campus virtual.  A lista com o nome dos selecionados será divulgada no dia 23/8.

A oficina “DigiCiência” ocorrerá no dia, 24/8, (14h às 17h), a ser ministrada por Rômulo Araújo, jornalista, especialista em Design, Comunicação e Multimídia e em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia.

A oficina “OuvirCiência” será ministrada por Cristiane Barbosa, professora e jornalista, doutora em Ciências da Informação, no dia 26/8, (14h às 17h).

Para se inscrever Clique:

Digiciência

Ouvirciência

Diretamente, o projeto vai beneficiar estudantes e pesquisadores, além de professores de Pós-Graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia. Além disso, pretende-se disponibilizar os vídeos produzidos pelos participantes nas mídias sociais digitais da instituição, além de apresentá-los em eventos científicos e distribuí-los a parceiros e interessados. O projeto vai beneficiar o grande público, que eventualmente acessará esse material nesses formatos.

A oficina se propõe a realizar treinamento, por meio de atividades teóricas e práticas, ministradas e conduzidas por um profissional especialista nesta área, oportunizando que os participantes produzam materiais, preferencialmente sobre a pandemia da Covid-19 e outras infecções virais (Zika, Dengue, Chikungunya), que serão disponibilizados ao público por meio dos canais institucionais e de parceiros.

A capacitação marca o início das atividades Institucionais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo tema é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Considerando o contexto pandêmico, o ILMD/Fiocruz Amazônia pretende realizar diversas atividades de divulgação e popularização científica, no formato digital.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes