Palestra vai abordar descobertas no entendimento da resposta diversa de populações de Manaus e Belo Horizonte às infecções arbovirais

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 13/8, às 10h, a palestra “Os padrões diferenciais das infecções de Zika e Dengue (e seus sorotipos) em Aedes aegypti: Novas descobertas no entendimento da resposta diversa de populações de Manaus e de Belo Horizonte às infecções arbovirais”, a ser ministrada por Paulo Filemon Paolucci Pimenta, pesquisador do O Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas).

Segundo o pesquisador, Dengue e Zika são doenças negligenciadas causadas por arbovírus transmitidos aos humanos por mosquitos, ou seja, dentro do grupo de doenças transmitidas por insetos vetores. “O principal vetor de ambas as doenças é o Aedes aegypti, mosquito muito abundante em países tropicais e adaptado ao habitat urbano. O ciclo viral no vetor começa quando o mosquito pica uma pessoa infectada, adquirindo o vírus por meio da alimentação de sangue. Quando o sangue infectado atinge o intestino médio do mosquito, os vírus invadem as células epiteliais e se disseminam em vários órgãos até chegar às glândulas salivares, o que permite a transmissão viral para a próxima pessoa”, explicou.

A palestra vai apresentar resultados de pesquisa que evidenciam a diversidade de respostas que os mosquitos podem apresentar às essas infecções virais. Essas descobertas podem direcionar melhor o desenvolvimento de estratégias de controle de doenças para combater os surtos de dengue e Zika em cidades endêmicas.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão:  https://zoom.us/j/98685317391 (ID: 986 8531 7391)

SOBRE O PALESTRANTE

Paulo é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Souza Marques, mestre no Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências Biológicas com ênfase em Parasitologia no Instituto de Biofísica-UFRJ. Realizou seu  pós-doutorado no Laboratório de Biologia e Matemática do Instituto Nacional do Câncer no National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos.

Atualmente é Pesquisador Seior Visitante da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) em Manaus. Atua na construção de um grupo de estudos de Biologia de Vetores da Amazônia concentrado em estudos de vetores de malária e dengue, sendo coordenador e assessor/colaborador em vários projetos principalmente de pesquisadores das instituições do Estado do Amazonas, tais como FMT-HVD, FIOCRUZ-AM e INPA.

Participa ativamente na formação de pessoal sendo Professor e orientador dos Cursos de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade Estadual do Amazonas/FMT-HVD, Ciências da Saúde do CPqRR-FIOCRUZ-AM e Biologia Celular da UFMG-MG.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento