Palestra vai abordar trabalho e gestão em saúde na Pandemia de COVID-19, em Manaus

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 6/8, às 10h, a palestra “Trabalho e gestão em saúde na Pandemia de COVID-19 em Manaus: experiências de trabalhadores e usuários”, a ser ministrada por Flávia Regina Souza Ramos, pesquisadora visitante do Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação na Saúde (LATTED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A palestra vai abordar um estudo em desenvolvimento, que exemplifica a necessidade de qualificação do diálogo entre áreas e conhecimentos diversos, sobre um objeto compartilhado (ou objeto fronteiriço), como o COVID-19, que expressa a demanda translacional sobre a ciência.

Segundo a pesquisadora, “elementos novos e desafiadores à inteligência operante dos serviços implicam na atenção ao que trabalhadores têm a dizer sobre suas formas de enfrentamento e tradução de saberes. São destacadas algumas possibilidades teórico metodológicas ou categorias analíticas, em especial a partir do referencial da ergologia e do construto de ambientes de trabalho”, explicou.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão:  https://zoom.us/j/92602061315 ID: 926 0206 1315

SOBRE A PALESTRANTE

Flávia é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutora em Filosofia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa.

É Pesquisadora Visitante CAPES na Universidade do Estado do Amazonas, onde atua como docente permanente do PPG em Enfermagem de Saúde Pública (PROEnsp) e PPG em Medicina Tropical. É professora titular aposentada da UFSC, atuando como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFSC.

Além da experiência no ensino e coordenação do curso de graduação foi coordenadora deste PPG e de Cursos Interinstitucionais deste Programa (MINTER/DINTER). Na UEA atua no Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação na Saúde – LATTED.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento