Centro de Estudos irá abordar estudos translacionais em COVID-19

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 30/7, às 10h, a palestra “Estudos translacionais em COVID-19: antivirais e genômica”, a ser ministrada por Thiago Moreno Lopes e Souza, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS- Fiocruz).

O palestrante apreentará informações sobre estudos translacionais que têm sido conduzidos em seu laboratório, visando contribuir com a compreensão de mecanismos moleculares e clínicos da COVID-19, sob aspectos associados a ação de medicamentos antivirais como o atazanavir e dados genômicos.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão:  https://zoom.us/j/94161295915 ID: 941 6129 5915

SOBRE O PALESTRANTE

Thiago é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atuou como Tecnologista em Saúde Pública. Atualmente é Especialista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Suas principais contribuições científicas são: i) reposicionamento do sofosbuvir contra os arbovírus; ii) reforço laboratorial da vigilância molecular dos arbovírus e influenza pandêmica; iii) estudos translacionais de interação vírus-célula, iv) identificação da susceptibilidade do SARS-CoV-2 ao atazanavir.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento