Fiocruz e Ministério da Justiça lançam no Amazonas, Programa Defensoras Populares
A diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, participou no último sábado, 23/5, do lançamento do programa Defensoras Populares, em Manaus. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec), e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), e selecionou 120 mulheres para uma capacitação de oito meses, focada no fortalecimento comunitário, na defesa de direitos e na prevenção à violência.
O lançamento aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, apenas com a presença de representantes femininas, fortalecendo a missão do projeto de ter mulheres no centro das discussões que envolvem seus direitos. Em Manaus, a formação ocorrerá na sede do ILMD / Fiocruz Amazônia. Ao término da capacitação, as participantes irão desenvolver um plano de articulação comunitária (PAC Popular), com ações voltadas ao fortalecimento de direitos e mobilização social, dentro da comunidade onde atuam.

Stefanie Lopes, diretora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), compôs a mesa de abertura do evento, e destacou a importância da atuação integrada entre as instituições para ampliar a proteção às mulheres e fortalecer o acesso à cidadania. “Estamos aqui em uma parceria do Ministério da Justiça e da Fiocruz para a qualificação de mulheres no território, como defensoras populares. Então, essa é uma ação estratégica que visa colocar nos territórios, pessoas que possam falar sobre os direitos, sobre a violência contra mulheres, sobre como podemos enfrentar isso. Quais são os direitos? Onde podemos buscar ajudar? Aqui é o lançamento de um processo de dez meses de formação, que está acontecendo em dez estados do Brasil, e aqui no Amazonas, o único da Região Norte, onde temos a Fiocruz, não poderíamos deixar de fazer essa parceria e integração”, explica.
Na oportunidade, Stefanie reafirmou ainda o compromisso da Fiocruz, como uma das instituições que apoia fortemente o movimento Feminicídio Zero, uma campanha nacional de combate à violência de gênero e defesa da vida das mulheres. “As formações vão acontecer na nossa Instituição, e desejamos que ao longo deste curso, essas mulheres empoderadas possam fazer a diferença no seu território e que a gente possa ver as estatísticas reduzindo, para um acesso zero feminicídio”, destaca.

A 2ª subdefensora pública-geral do Amazonas, Sarah Lobo, destacou a importância do projeto para fortalecer lideranças femininas, principalmente em áreas mais afastadas dos centros urbanos. “É imprescindível projetos como este, defensoras populares, que visam o empoderamento feminino e a educação popular, uma educação crítica, voltada para o público feminino. É preciso que a mulher saiba dos seus direitos e da importância de reivindicá-los. Dentro deste contexto, não estão participando apenas mulheres de Manaus, mas também mulheres do interior do Estado. Ao todo, são 120 mulheres que estão saindo do seu dia a dia para ter esse engajamento em torno da educação popular e reivindicação de direitos, tornando-se multiplicadoras de conhecimento”, pontua.

A secretária nacional de Acesso à Justiça do MJSP, Sheila de Carvalho, afirmou que a proposta é transformar as participantes em “agentes comunitárias de Justiça”. “Fiocruz e Ministério da Justiça lançam em Manaus, o Defensoras Populares, projeto que temos em parceria para transformar mulher em agentes de justiça. Essas mulheres vão passar por um percurso formativo, no qual elas vão aprender quais são os seus direitos, das suas famílias, das suas comunidades, e o mais importante: como reivindicá-los. A parceria com a Fiocruz é fundamental no acompanhamento dessas mulheres. Elas terão acesso a informações que são muito importantes no enfrentamento à violência psicológica, como questões de saúde mental”, destaca.
Além de Manaus, Itacoatiara e Tefé receberão o curso, com aulas presenciais e online. Entre os temas abordados estão violência de gênero, direitos das mulheres, saúde, trabalho, família e participação feminina em espaços de decisão.
ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Fotos: Eduardo Gomes / ILMD Fiocruz Amazônia


