Fiocruz Amazônia participa do lançamento de edital de pesquisa com financiamento da Fapeam e Fundação Araucária (PR)

A Fiocruz Amazônia prestigiou na manhã desta quinta-feira, 28/05, o lançamento do primeiro edital fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação Araucária, do Paraná, marcando o início das atividades desenvolvidas em cooperação, no Amazonas, pelas duas instituições de fomento à pesquisa no âmbito do Programa de Apoio a Pesquisas e Ações Estratégicas para a Bioeconomia Inclusiva no Amazonas e no Paraná. O edital, no valor de R$ 4 milhões, estará aberto a partir do próximo dia 10/06 para a submissão de projetos desenvolvidos no Amazonas, em cinco eixos temáticos: Desenvolvimento Sustentável Territorial e Dinâmicas Regionais, Bioeconomia e Sociobiodiversidade como Vetores de Desenvolvimento Territórial, Governança Territorial, Arranjos Institucionais e Políticas Públicas, Tecnologias Sociais, Inovação e Processos Sustentáveis, e Inclusão Produtiva, Educação e Capacitação para o Desenvolvimento Territorial.

O anúncio aconteceu na sede da Fapeam e contou com a presença do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, da diretora presidente da Fapeam, Marcia Perales, para uma plateia formada por representantes de instituições de pesquisa e ensino em atuação em todo o Estado. A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, destacou a importância da integração proporcionada pela parceria e a oportunidade de atuação conjunta sobretudo no que diz respeito às singularidades existentes nos trabalhos desenvolvidos nos territórios transfronteiriços, em que atuam os pesquisadores locais (Brasil, Colômbia e Peru) e os do Paraná (Brasil, Paraguai e Argentina). “A Fiocruz Amazônia está presente na área da Tríplice Fronteira, onde precisamos estar vigilantes. E essa integração também acontece no Paraná, com aspectos similares que podem ser compartilhados, numa troca de conhecimento acerca das tecnologias e inovações que podem ajudar na melhoria da saúde no nosso território, integrando ciência e sociodiversidade numa agenda única”, reforçou.

De acordo com Ramiro Wahrhaftig, o programa surge com a finalidade de incentivar a articulação entre instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), promovendo a cooperação entre pesquisadores dos estados do Paraná e do Amazonas, com vistas à formação e ao fortalecimento de redes colaborativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A estimativa é de que até dez projetos cooperativos sejam contemplados, com investimento de R$ 400 mil para cada um. A Araucária é uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). Sua atuação no fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Paraná é estruturada em três linhas de ação: fomento à produção de ciência, tecnologia e inovação, à verticalização do Ensino Superior e formação de pesquisadores e à disseminação da Ciência, Tecnologia e Inovação.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa / Fiocruz Amazômnia