Palestra vai abordar metodologia de Análise do Discurso a partir de aplicação em pesquisa de foco psicossocial

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 14/5, às 10h, a palestra “Análise do Discurso: Aplicação em pesquisa de foco psicossocial”, a ser ministrada pela pesquisadora, Denise Machado Duran Gutierrez, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Esta palestra irá apresentar a metodologia de Análise do Discurso, a partir de uma aplicação prática, a qual articula recursos teórico-metodológicos da psicanálise e de análise da cultura institucional.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/94633754100 (ID da reunião: 946 3375 4100)

SOBRE A PALESTRANTE

Denise é graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia da Saúde pela katholieke Universiteit van Brabant e Doutora em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ.

Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados da saúde na família, Intervenções com famílias e crianças nas instituições.

Exerce o cargo de Coordenadora de Tecnologia Social no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) onde atua desenvolvendo projetos de inclusão social através da socialização do conhecimento científico.

É autora de quatro livros na área da inferface família-saúde e de educação, bem como de diversos artigos nos tópicos: suicídio entre idosos, relações de gênero e saúde, relações familiares e saúde, cuidados da saúde na família. Coordenou diversos projetos na temática da saúde da mulher, saúde da família e cuidados.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento