Novo boletim epidemiológico apresenta dados de um ano da pandemia de Covid-19 na tríplice fronteira
A Rede Transfronteiriça Covid-19, composta por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane(ILMD/Fiocruz Amazônia) e de outras 12 instituições do Brasil, Colômbia e Peru, lança boletim epidemiológico bilíngue sobre a Dinâmica epidemiológica da pandemia da Covid-19 na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru: retrospectiva de um ano de pandemia. O documento apresenta o cenário da doença na área da tríplice fronteira.
As análises vão desde a ocorrência do primeiro caso de Covid-19 em Manaus, em 13 de março de 2020, até o dia 31 de março de 2021. Dentre os aspectos verificados estão a incidência de casos e a mortalidade por 100.000 habitantes, bem como a distribuição genômica das diferentes variantes do SARS-CoV-2, e a implementação dos planos de vacinação de cada país na região.
“O Boletim apresenta dados da região como uma só, conhecendo a dinâmica da Covid-19 do outro lado da fronteira, o que pode auxiliar na tomada de decisões dos gestores e da sociedade civil para oenfrentamento da pandemia”, explica José Joaquín Carvajal Cortés, pesquisador da Fiocruz Amazônia.
Segundo ele, o documento aponta “o colapso do sistema de saúde diante das desigualdades sociais e das necessidades de saúde da população, especialmente nessas regiões mais isoladas e em situações de maior vulnerabilidade, bem como a introdução da variante de preocupação P.1, que pode ter agravado essa situação”.
O Boletim epidemiológico foi elaborado pelos pesquisadores José Joaquín Carvajal Cortés (ILMD/Fiocruz Amazônia), Martha Cecilia Suárez (Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz), pelos discentes Juan Camilo Grisales Nieto(PPGVIDA-ILMD/Fiocruz Amazônia), Kelly Natalia Romero (PPGBIO-ILMD/Fiocruz Amazônia) e Pedro Henrique Coelho Rapozo (Universidade do Estado do Amazonas (UEA-Tabatinga) e Rodrigo Oliveira Braga Reis (Universidade Federal do Amazonas (Ufam-Benjamin Constant).
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento