Centro de Estudos vai abordar epidemiologia de SARS-CoV-2 no Amazonas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 30/4, às 10h, a palestra “Epidemiologia de SARS-CoV-2 no Amazonas”, a ser ministrada por Jaila Dias Borges Lalwani, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Nesta palestra Jaila fará uma apresentação sobre a linha do tempo do projeto DETECTCoV-19: a história, os fatos e os dados. O projeto tem o objetivo de estimar a distribuição e o perfil de casos de COVID-19 na população do Amazonas.

Desenvolvido por pesquisadores da Ufam e do ILMD/Fiocruz Amazônia, os estudos iniciaram, em agosto de 2020, recrutando 3.046 indivíduos da cidade de Manaus, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes nas 4 zonas da cidade. A pesquisa investigou a interferência de múltiplos fatores individuais e de determinantes ambientais e sociais na conjuntura epidemiológica de COVID-19 no estado do Amazonas.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/94647226673 (ID da reunião: 946 4722 6673)

SOBRE A PALESTRANTE

Jaila é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Ciências Biológicas (área de concentração: Imunobiologia de Protozoários) pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutora em Ciências (área de concentração: Doenças infecciosas e parasitárias) pela Universidade de São Paulo.

Possui experiência na área de Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças infecciosas e parasitárias, Métodos de avaliação da dinâmica de transmissão de agentes infecciosos virais.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento