Encontro da Pós-graduação da Fiocruz Amazônia discute sobre saúde mental na pandemia

“Panoramas da saúde mental na COVID-19” foi o tema da Roda de Conversa promovida na manhã desta terça-feira,24/11, pela organização do II Encontro da Pós-graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Participaram da atividade os pesquisadores: Denise Machado Duran Gutierrez (UFAM), Alessandra Pereira (SEMSA), Glenda Patrícia da Silva Vieira (Cruz Vermelha) e André Faro Santos (UFS).

Denise Gutierrez iniciou a discussão, destacando algumas orientações e sugestões da Organização Mundial da Saúde apresenta para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus. Conforme destacou a pesquisadora, a doença está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento social e desemprego, entre outros motivos.

“É claro que a gente já tem visto nesse momento, nesses últimos meses em que a gente enfrenta a pandemia, uma enxurrada de materiais que tem sido produzido, muita pesquisa, algumas ainda em andamento, outras com resultados parciais. Optei por apresentar e discutir algumas ideias e sugestões que foram divulgadas pela organização mundial da saúde, no início da pandemia, quando foi sinalizada a existência de uma infecção viral de envergadura mundial”, explicou Denise.

Acompanhe o evento AQUI .

Entre as orientações, a pesquisadora destacou sugestões voltadas à população geral, as agentes de Saúde, líderes de equipe e supervisores em postos de saúde, Cuidadores de crianças, idosos, cuidadores e pessoas com problemas de saúde, além de pessoas em isolamento social.

Um dos destaques da apresentação, voltou-se para a necessidade de mais empatia com todos os afetados em qualquer país. “O novo coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Não existe nenhuma relação da doença com uma etnia ou nacionalidade. Demonstre empatia com todos os afetados em qualquer país. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza”, enfatizou.

Alessandra Pereira, conselheira do Conselho Regional de Psicologia, abordou algumas inciativas realizadas, durante a pandemia, para atender a sociedade, entre elas: Capacitação para atuar no atendimento online; Acolhimento psicológico online; Suporte aos profissionais psicólogos da SUSAM e do interior do Estado, além da promoção de um grupo de acolhimento ao luto.

Glenda Vieira, mestranda em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, atualmente voluntária da Cruz Vermelha (AM), abordou ações realizadas durante a pandemia, entre elas sessões de escuta e terapia, estratégias criadas para atuar nesse cenário de pandemia. André Faro apresentou pesquisas sobre Saúde mental da população no Brasil, além de dados observados especificamente sobre ansiedade, depressão, suicídio e alguns comportamentos protetivos. Além disso o pesquisador falou sobre a pandemia como uma crise em saúde mental.

SOBRE O ENCONTRO

Este ano, o tema central será a pandemia por COVID-19 no Brasil e suas diferentes interfaces segundo a perspectiva da pesquisa, ciência, inovação e âmbito assistencial. Serão quatro dias de evento totalmente online, contando com sessões de palestras, mesas-redondas, práticas integrativas, atividades culturais e exposição dos alunos egressos através de vídeos.

Além disso, frente a essa situação que a pandemia por COVID-19 impactou em diferentes segmentos, a organização selecionou temas para as sessões coordenadas e mesas-redondas, essenciais para o público em geral conhecer um pouco mais e ao mesmo tempo, interagir com especialistas da área.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Reprodução