“O que temos a aprender sobre resiliência com a pandemia Covid-19?” é o tema do Centro de Estudos desta semana

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 6/11, às 10h, a palestra “O que temos a aprender sobre resiliência com a pandemia Covid-19”, a ser ministrada por Michele El Kadri, pesquisadora da Fiocruz Amazônia.

De acordo com El Kadri, “a OMS estima que 1/2 a 1/3 da população que vivencia eventos de emergências e desastres terão algum sofrimento psíquico evoluindo para transtorno mental”. A palestra irá a bordar a oportunidade para avançar em estudos sobre fatores protetivos que auxiliam a estabilidade emocional mesmo diante de situações tão adversas.

“A pandemia evidenciou em todos os países, que as intervenções públicas de saúde mental devem ser componente do plano de enfrentamento nacional, pois os eventos são imediatamente sentidos pelos profissionais da linha de frente e em seguida pelo impacto que causa no agravamento de sofrimento mental pré-existente. Seguramente aqueles serviços, municípios ou estados que melhor entenderam a necessidade de cooperação, devem sair com sistemas e equipes melhor preparados para situações similares no futuro”.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/92771182233?pwd=S1EvSWdvdDcxQU40dWtaWCsyZGlldz09 (ID da reunião: 927 7118 2233 / Senha de acesso: 098351)

SOBRE A PALESTRANTE

Michele é pesquisadora em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD – Fiocruz Amazônia). Doutoranda do Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), mestre em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas.

Atuou como Coordenadora Psicossocial pela Friends in Global Health da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) em Moçambique, responsável pelo planejamento de ações e estratégias Apoio Psicossocial a pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Possui experiência em Psicologia Clínica Saúde/Hospitalar. Membro do Comitê Gestor da Rede Emergencial em Saúde Mental na pandemia COVID-19 do Amazonas; Membro do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA).Atua nas Linhas de Pesquisa na área de História da saúde, Território e Políticas de Saúde na Amazônia, Modelos de Atenção e Gestão do Trabalho em Saúde.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Diovana Rodrigues
Imagem: Mackesy Nascimento