Palestra na Fiocruz Amazônia vai abordar estudo da neurobiologia da depressão e identificação de novos alvos terapêuticos

Na próxima sexta-feira, 30/8, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Estudo da Neurobiologia da Depressão e Identificação de Possíveis Novos Alvos Terapêuticos: Canabidiol e Ketamina”, a ser ministrada pela pesquisadora, Ariandra Guerini Sartim, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto.

De acordo com Ariandra, a depressão é reconhecida como um transtorno mental crônico, recorrente e altamente incapacitante que gera significantes prejuízos pessoais, ocupacionais e sociais, sendo atualmente reconhecida como a terceira maior causa de incapacitação do mundo, com estimativa de liderar o ranking em 2030.

Apesar disso, existe uma grande limitação clínica para o tratamento deste transtorno, uma vez que os fármacos antidepressivos disponíveis se baseiam quase que exclusivamente na modulação da neurotransmissão serotoninérgica. A pesquisadora pontuou que o efeito antidepressivo costuma ocorrer apenas de 2 a 4 semanas após o início do tratamento e cerca de 40% dos pacientes não respondem independente do tempo.

Sartim explicou ainda, que esses fatores impulsionaram estudos para melhor compreender a neurobiologia da doença e facilitar a identificação de fármacos com novos mecanismos de ação e que tenham melhores índices de resposta clínica. “Estudos da pesquisa básica, com a utilização de modelos animais de depressão, têm sido bastante úteis nesta busca, e apontam para alguns potenciais fármacos antidepressivos, como o canabidiol (CBD) e a ketamina (KET). O CBD é um dos principais compostos da Cannabis sativa que não induz efeitos psicomiméticos”, destacou.

Na última década, diferentes grupos de pesquisa têm mostrado seu efeito tipo-antidepressivo em modelos animais. Em paralelo, a ketamina tem recebido bastante destaque com relação ao seu efeito antidepressivo, uma vez que uma única injeção promove efeito que se mantém por mais de uma semana, tanto em humanos quanto em animais de laboratório. O mecanismo de ação de ambas as drogas têm sido explorado e parece envolver mecanismos inovadores.

A compreensão desses mecanismos favorece o entendimento da neurobiologia e pode favorecer a utilização dessas substâncias no tratamento da depressão ou apontar para sistemas alvo na terapêutica farmacológica. A palestra irá abordar possíveis e novos alvos terapêuticos.

A apresentação ocorrerá na Sala de aula 2, no prédio anexo, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE A PALESTRANTE

Ariandra é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto EthosFarma, mestre e doutora em Ciências na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FCFRP / USP).

Possui experiência em farmacologia, especialmente na área de neuropsicofarmacologia. Envolvida em trabalhos que avaliam a resposta comportamental ao estresse e a neurobiologia de transtornos relacionados, como a depressão.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento