Assinaturas de acordos e homenagens marcam a passagem dos 25 anos da Fiocruz Amazônia

Com uma extensa programação o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) celebrou nos dias 22 e 23/8 seus 25 anos. Para o jubileu de prata estiveram presentes nas atividades comemorativas, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado, diretores, coordenadores e assessores de unidades da Fiocruz.

O ILMD/Fiocruz Amazônia foi instituído oficialmente por meio da Portaria Fiocruz nº 195, de 19 de agosto de 1994, de lá pra cá a instituição tem superado desafios e focado no desenvolvimento de ações que colaboram para o cumprimento da sua missão que é contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e do País, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública.

ACORDO E PROTOCOLO

As atividades comemorativas iniciaram no dia 22/8, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Comando do Exército, por meio do Comando Militar da Amazônia, representado pelo comandante do CMA, Gen Ex César Augusto Nardi de Souza, e pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um convênio que concede entre outras responsabilidades e atribuições, a cessão de imóvel da União, para a construção da nova sede da Fiocruz Amazônia.

“A nova sede é fundamental para consolidar e ampliar o papel da Fiocruz na Amazônia, através do Instituto Leônidas & Maria Deane. Já sabemos há muito tempo dessa necessidade, e vinha sendo trabalhada essa alternativa de conseguir a cessão do terreno para a construção de uma nova sede, o que é fundamental para os passos que já vêm sendo dados no campo da pesquisa, da vigilância em saúde, da vigilância de fronteira, da formação de recursos humanos. A estrutura física combinada com o que nós já temos, que é a nossa riqueza humana, serão primordiais para que o Instituto cumpra plenamente o seu papel, pensando-se não só nos seus 25 anos, mas o período que vem pela frente, o futuro da saúde no Brasil e o papel da Amazônia, nesse momento em que a Fiocruz está caminhando para os seus 120 anos”, comentou Nísia Trindade Lima.

Após a solenidade de assinatura do acordo no 2º Grupamento de Engenharia do Exército, a comitiva da Fiocruz Amazônia foi para sede do Governo do Amazonas, onde ocorreu a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Governo Estado, representado pelo vice-governador Carlos Almeida, e a presidente da Fiocruz, no qual os participantes se propõem a desenvolver programas de mútua cooperação, que podem subsidiar futuras parcerias.

Para o diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, as assinaturas do acordo com o Comando do Exército e do protocolo de cooperação com o Governo do Amazonas fortalecem o compromisso da Fiocruz com a Amazônia. “Sabemos que esse compromisso não se limita ao estudo de sua biodiversidade, mas, sobretudo, enxerga e abraça as pessoas que vivem nesta região, e para isso a Fiocruz Amazônia  vem desenvolvendo pesquisas e ações na área da saúde voltadas para as populações, estudos sobre endemias, e capacitação de recursos humanos, sempre considerando as singularidades da região e os modelos de atenção, qualidade e acessibilidade aos serviços, com foco na Atenção Primária à Saúde”, comentou.

TEATRO AMAZONAS

Ainda no dia 22/8,  à noite, convidados e a comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia, composta por pesquisadores, técnicos, bolsistas, estagiários, alunos dos cursos de pós-graduação e de iniciação científica, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço assistiram, no Teatro Amazonas, ao concerto especial da Orquestra Amazonas Filarmônica, em apresentação oferecida pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC). Os eventos desse dia encerraram num lounge ambientado na frente do Teatro.

Confira aqui a galeria de imagens.

SESSÃO ESPECIAL

As atividades do dia 23/8 iniciaram na sede da Fiocruz Amazônia com uma palestra ministrada pela presidente da Fiocruz no formato de “Conversa com a Presidente”, da qual participaram trabalhadores e os novos ingressantes do Programa de Iniciação Científica (PIC).

À tarde, desse dia, foi realizada homenagem para Fiocruz Amazônia na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), propositura das deputadas estaduais Alessandra Campelo e Mayara Pinheiro. A Sessão Especial aconteceu no Plenário Ruy Araujo, em evento aberto ao público e que contou com as participações do deputado federal José Ricardo Wendling, representando a Câmara Federal, sendo composta a mesa pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, pelo vice-diretor de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Felipe Gomes Naveca, pelo secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias Lima, pela subsecretária municipal de Saúde de Manaus, Adriana Lopes Elias, representando o prefeito de Manaus, pelo procurador institucional Osmarino Pereira Souza, representando a Universidade Federal do Amazonas, pela pró-reitora  de Planejamento, Maria Olivia Simão, representando a Universidade do Estado Amazonas, pelo general de brigada Marcus Vinicius Fontoura de Melo,  pelo coordenador de Relações Institucionais Carlos Roberto Bueno, representando a Fundação Amazônia Sustentável, pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde Wenderson de Souza Monteiro, pelo diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação de Medicina Tropical Wuelton Monteiro, e pelo vice-presidente do Conselho de  Secretários Municipais de Saúde do Amazonas Manoel Barbosa.

Após apresentação de vídeo sobre a Fiocruz, Alessandra Campelo entregou a Felipe Gomes Naveca, no ato representando o diretor da Fiocruz Amazônia, uma placa comemorativa da Aleam para a Fiocruz Amazônia,  em reconhecimento à sua relevante contribuição em prol do desenvolvimento científico e tecnológico regional, integrando pesquisa, educação e ações de saúde pública no Estado do Amazonas, ao longo dos seus 25 anos de existência.  Da mesma forma a presidente da Fiocruz recebeu um certificado em razão do jubileu de prata do ILMD/Fiocruz Amazônia pelos serviços prestados em prol da saúde e bem estar da sociedade amazonense.

Confira o vídeo da sessão especial.

HOMENAGEADOS NA ALEAM

Foram homenageados durante a Sessão Especial na Aleam:  Marli dos Santos Dias (aposentada da Fiocruz), Manoel Rodrigues Dias (aposentado da Fiocruz), Olga D´Ark Pimentel (aposentada da Fiocruz) representada pelo pesquisador Julio César Schweickardt, Heloísa Maria Lopes Veiga (aposentada da Fiocruz) representada por Aldemir Lima Maquiné, Sônia de Oliveira (aposentada da Fiocruz), Joycenea da Silva Matsuda (aposentada da Fiocruz), Wenderson de Souza Monteiro (Funasa-Suest-AM), Marcus Vinitius de Farias Guerra (FMT-HVD), representado por Wuelton Monteiro, e Marcus Vinicius Fontoura de Melo (General de Brigada do CMA).

Para a Nísia Trindade Lima, a presença da Fiocruz no Amazonas durante esses 25 anos foi cheia de desafios e êxitos. “O sentimento é de alegria por ver muitas ações se concretizarem e também de preocupação diante dos desafios e das dificuldades para a área de ciência e tecnologia nesse momento, mas, é, sobretudo, de compromisso e aposta no engajamento da nossa instituição, dos nossos trabalhadores, das nossas ações em pesquisa, em vigilância, em atenção, do nosso papel frente ao Sistema Único de Saúde, porque isso resume o papel da Fiocruz. Além disso, é bom lembrar que o VIII Congresso Interno definiu como uma das suas teses o desenvolvimento científico e tecnológico voltado para saúde e desenvolvimento sustentável na Amazônia. É uma região que não é apenas vista como região, mas que é parte indissociável do desenvolvimento do País”, comentou.

FIOCRUZ AMAZÔNIA REVISTA

Ao final da Sessão Especial, foi lançada a revista da Fiocruz Amazônia, que nesta edição especial oferece aos leitores matérias sobre a história do Instituto Leônidas & Maria Deane, seus personagens, desafios e conquistas para a consolidação da Unidade da Fiocruz no Amazonas.

Atividades comemorativas dos 25 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia devem ocorrer por todo este ano até agosto de 2020, quando o Instituto completar novo aniversário.

Confira aqui a galeria de fotos.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes