Fiocruz Amazônia prestigia evento da Fapeam em alusão ao dia da Ciência e do Pesquisador Científico, com lançamento de editais que ultrapassam R$ 11,5 milhões em investimento

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcou presença, na manhã desta sexta-feira, 25/7, na solenidade de lançamento, do Perfil da Pós-graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas 2017/2024 e de oito novos editais lançados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), referentes ao segundo semestre de 2025, dos quais seis são inéditos. O investimento total é de R$ 11,5 milhões, com recursos oriundos do tesouro estadual, para apoiar 120 projetos de pesquisa.

Os lançamentos ocorreram no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada no Centro, Zona Sul da capital. O evento também celebrou o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, comemorado em 8 de julho. Além da diretora do ILMD/ Fiocruz Amazônia, participaram do evento, o Vice-Diretor de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia, Cláudio Peixoto; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação) e pesquisadora do ILMD, Priscila Aquino; o chefe do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados do ILMD/Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca; o analista em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atual Diretor de Bionegócios do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Carlos Henrique Carvalho.

A solenidade contou com a presença do secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, representando o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, além de empresários, gestores e representantes da Fieam, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), da Superintendência da Zona Franca de Manaus  (Suframa), de pesquisadores e empreendedores de base tecnológica.

A diretora do ILMD/ Fiocruz Amazônia, destacou a importância do lançamento de novos editais voltados à pesquisa no Amazonas. “Estamos aqui, em uma atividade muito importante que a Fapeam nos proporciona, que é um dia alusivo ao dia nacional da ciência e do pesquisador, mas que também culmina com o lançamento de novos editais para a Fapeam, e do seu portifólio da Pós-Graduação. A Fapeam é uma instituição que está em todo lugar que tem ciência no Estado, uma grande parceira institucional da Fiocruz e, esses novos editais são sempre um alento para os pesquisadores que precisam de mais recurso para desenvolver suas pesquisas, para produzir resultado, que no final chegam à sociedade”, destaca Stefanie.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a importância da integração entre ciência e mercado durante o evento. “É a primeira vez que nós fazemos o lançamento no coração da indústria. Temos aqui a Federação do Comércio, a Federação da Agricultura, junto da Academia e dos pesquisadores. Esse diálogo é importantíssimo, e já vem sendo realizado pelo governador Wilson Lima, que tem fortemente investido na área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, comentou Márcia Perales.

Para o pesquisador Felipe Naveca, o apoio da Fapeam é fundamental para a formação e qualificação dos pesquisadores para o cenário científico global. “A área de pesquisa carece de investimentos, e a Fapeam tem feito um papel fundamental nisso, em prover aos pesquisadores do estado os recursos necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Sem esse investimento, a gente não consegue andar, principalmente no mercado tão competitivo como é a pesquisa a nível mundial”, destacou o pesquisador.

PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Perfil da Pós-graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas – 2017/2024, com dados extraídos da Plataforma Sucupira e do Sistema de Integração e Gestão da Fapeam (Sigfapeam). O documento traz um panorama abrangente e detalhado da evolução da pós-graduação no estado, e reúne dados quantitativos e qualitativos sobre os cursos de mestrado e doutorado. Esse instrumento estratégico é destinado a gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, podendo contribuir em decisões que envolvam a promoção da excelência na pós-graduação stricto sensu amazonense.

Com o objetivo de subsidiar políticas públicas, fortalecer os Programas de Pós-Graduação (PPGs) e contribuir com o planejamento estratégico das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado, o Perfil é uma ferramenta inédita de análise e tomada de decisão para o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas.

O documento, que em breve estará disponível digitalmente, serve como um guia essencial para o aprimoramento das políticas educacionais e o planejamento estratégico na educação superior amazonense. Os dados do Perfil não apenas quantificam o crescimento, mas também apontam para uma melhoria qualitativa nos programas de pós-graduação.

NOVOS EDITAIS

Os novos editais lançados são direcionados a projetos de pesquisa nas mais diversas áreas, como bioeconomia, manejo sustentável, desenvolvimento de recursos humanos qualificados, plataforma de dados abertos, sistemas de monitoramento e recursos hídricos. Todos os editais estão alinhados ao Plano Plurianual do Amazonas (PPA 2024-2027) e às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os editais inéditos, a Fapeam lança os Programas de Incentivo à Pesquisas Científicas Disruptivas (Fronteiras do Conhecimento/Fapeam), de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação Aplicada aos Recursos Hídricos e às Mudanças Climáticas Extremas (AQUA CT&I Fapeam), de Apoio à Projetos de Pesquisa e Inovação em Comunicação de Dados (BIGAMAZONAS CT&I/Fapeam), de Incentivo à Inovação e Inclusão na Educação Básica (Educatec-IN/Fapeam), de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PROPG-EX/Fapeam), e de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter: Ciência, Floresta e Cidadania).

Também foram lançadas as novas edições dos Programas de Apoio à Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, de Inovação e Artísticos (PAPEA CT&I/Fapeam) e de Apoio a Pós-Doutores (Prodoc/Fapeam).

Clique AQUI para acessar aos novos editais.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

*Com informação da Fapeam

Fotos: Ayrton Lopes/Fapeam e Eduardo Gomes/ ILMD Fiocruz Amazônia