Fiocruz Amazônia recebe visita do presidente da comissão de saúde, educação e assistência do município de Tabatinga (AM)
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) recebeu na última terça-feira, 23/7, o Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Assistência do município de Tabatinga (AM), vereador Jhonathan Bemerguy, para tratar sobre possíveis parcerias, voltadas à capacitação dos profissionais de saúde que atuam no município. Na ocasião, Jhonatan foi recebido pela diretora do ILMD, Stefanie Lopes, e o Vice-Diretor de Ensino, Informação e Comunicação, Cláudio Peixoto.
A conversa teve como foco, o desenvolvimento de ações conjuntas, entre o município e a Fiocruz Amazônia, com ênfase na formação permanente, qualificação técnica e apoio científico. Durante a reunião, abordou-se o interesse do parlamentar, em apoiar as atividades da Instituição, e dialogar com os diferentes setores do município, para que em conjunto, consiga-se atuar na educação permanente dos profissionais de saúde e também na geração de conhecimento sobre a saúde do município, bem como apoiar os gestores na tomada de decisões.

“Recebemos com grande satisfação a visita do vereador Jhonathan. A presença dele reforça o compromisso do município com a qualificação dos profissionais de saúde e com o fortalecimento do SUS na região. Conversamos sobre possibilidades de cooperação, incluindo cursos voltados à formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, e sobre os mestrados fora de sede, que já ocorrem em Tabatinga, como a Turma de Sanitaristas Indígenas e a turma de Mestrado do Vigifronteiras, que atualmente com processo seletivo aberto para 2 a turma”, explica Stefanie Lopes.
Para o vereador, a visita representa o primeiro contato de uma possível cooperação que beneficiará diretamente os profissionais de saúde que atuam em Tabatinga. “A proposta é termos programas de capacitação alinhados à realidade das comunidades indígenas, ribeirinhas e urbanas, contribuindo para um atendimento mais qualificado e eficaz, por parte dos nossos profissionais de saúde. Essa foi a primeira de muitas reuniões que virão, com o intuito de levar ao município cursos de qualificação continuada, de forma gratuita, fortalecendo e valorizando a mão de obra local”, destaca Bemerguy.

Além das atividades no campo do ensino, Stefanie apresentou ainda um panorama das pesquisas que a Fiocruz Amazônia realiza na região da tríplice fronteira, entre o Brasil, Colômbia e Peru. “Destacamos ainda as pesquisas em andamento no município, que produzem dados fundamentais sobre a situação de saúde local, especialmente no contexto da vigilância transfronteiriça, realizadas em parceria com atores estratégicos da região como a FVS-RCP e o LAFRON. A Fiocruz segue comprometida com iniciativas que contribuam para o fortalecimento das capacidades locais e para a melhoria das condições de vida das populações do tríplice fronteira”, pontua.
A Fiocruz Amazônia realiza diversas atividades em Tabatinga, incluindo projetos de pesquisa, ações de extensão, programas de pós-graduação e parcerias com instituições locais. O foco principal é a saúde coletiva, com ênfase na realidade amazônica e na formação de profissionais para atuação na região. No município, a Instituição busca consolidar a interiorização da pós-graduação em áreas de difícil acesso e regiões de fronteira, com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem no SUS e desenvolver pesquisas que contribuam para a saúde da população local.
Em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o ILMD/ Fiocruz Amazônia, oferece um mestrado inédito voltado para indígenas.
ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Fotos: Eduardo Gomes