Monitoramento da qualidade da água em comunidades rurais do Amazonas é tema do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 9/5, às 10h (horário Manaus), a palestra “Educação ambiental em comunidades rurais do Estado do Amazonas: uma proposta de pesquisa-ação para o monitoramento da qualidade da água”, a ser ministrada por Luciete Almeida Silva, pesquisadora tecnóloga do ILMD/ Fiocruz Amazônia.

A palestra será moderada por Priscila Santana, assessora da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI), e será transmitida via Plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/88232891447?pwd=1vgIF8yyFRVJZ01shgghL1g0ZHBhP5.1 , ID da reunião: 882 3289 1447 e, senha de acesso: 508856.

Na oportunidade, a pesquisadora irá apresentar os resultados e metodologias aplicadas em um projeto de monitoramento, que propõe avaliar as condições de saúde e seus determinantes, através da identificação da presença de patógenos provenientes da água do rio, poço ou igarapé utilizada para o consumo, em comunidades contempladas pelo sistema Salta Z, sistema convencional para tratamento da água por meio de uma estrutura física simplificada com filtro e dosadores de características artesanais.

Segundo explica Luciete, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Fiocruz Amazônia observou a necessidade de realizar ações voltadas para a população das comunidades envolvidas no estudo. “Esse projeto busca também capacitar técnicos de laboratório dos municípios de referência para avaliar potenciais fontes de infecção, através de análises microbiológicas da água coletada, antes e depois de passar pelo filtro salta Z, para certificar, se a água está própria ou impropria para o consumo, e realizar oficinas de conscientização sobre as condições socioambientais, com o intuito de propor medidas que melhorem as condições de saúde”, explica.

SOBRE A PALESTRANTE

Luciete é especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas e Mestra em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Doutora em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz IOC/Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro (Fiocruz) e, pesquisadora tecnóloga do ILMD Fiocruz Amazônia.

Possui experiência na área de microbiologia clínica, com ênfase em bactérias de meio ambientes e espécimes clínicos, atuando principalmente com diagnóstico molecular e tradicional (bioquímica) de Meningite meningocócica, Leptospirose, Enterobactérias, Análise de poluentes bacterianos em águas.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento