Fiocruz Amazônia e COSEMS AM lançam livros com relatos de experiências bem-sucedidas em Atenção Primária à Saúde no Amazonas
A Fiocruz Amazônia, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Rede Unida, promoveu, na tarde da quinta-feira, 8/05, o lançamento de dois livros com relatos de experiências bem-sucedidas de trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Um deles, no âmbito do Projeto Imuniza-SUS, focando nos desafios do Brasil, em relação às coberturas vacinais e suas consequências, e, o outro, sobre as estratégias de inclusão e promoção da saúde, que revelam a potência do SUS na Amazônia. As duas obras – “Imuniza Amazonas: sobre vidas, afeto e vacinas” e “Aqui tem SUS: promovendo cuidados nos territórios do Amazonas”, integram a série Saúde e Amazônia e já estão disponíveis no site da Rede Unida.
Os livros são iniciativas inéditas, lançadas no âmbito da Mostra Aqui Tem SUS, e tem uma importância fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, conforme explica o pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia, da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, que atuou como organizador das duas publicações. O Imuniza Amazonas traz um relato panorâmico acerca das estratégias para que as vacinas chegassem às pessoas nos contextos ribeirinhos, rurais, urbanos e de fronteira no Estado do Amazonas, tendo como autores e autoras os profissionais de saúde que atuaram na definição dessas estratégias, trabalhando nesses territórios. O Projeto Imuniza-SUS, que possibilitou a publicação, é desenvolvido pelo Conasems em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Junto com Júlio Schweickardt, atuaram na organização da obra, que possui 314 páginas, Cristiano Fernandes da Costa, Bernardino Cláudio de Albuquerque, Maria Adriana Moreira, Cláudio Pontes Ferreira e Gigellis Duque Vilaça. No “Aqui tem SUS”, o protagonismo também é dos gestores e profissionais de saúde com experiências premiadas na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, edições 2023 e 2024, sobre as dinâmicas locais que permitem aos trabalhadores e trabalhadoras vencerem desafios diários para desempenhar o cuidado com a saúde das populações ribeirinhas e indígenas nos municípios. A publicação, com 518 páginas, é fruto da parceria entre a Fiocruz Amazônia, por meio do LAHPSA, e o Cosems-AM, e teve como organizadores Maria Adriana Moreira, Marcia Cristina Marques Pinheiro e Júlio Cesar Schweickardt.
Para a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, as duas publicações são importantes ferramentas de valorização do trabalho que é desenvolvido na “ponta”, pelas trabalhadoras e trabalhadores do SUS. “A formalização do registro torna perene o trabalho desenvolvido na ponta pelos profissionais de saúde, permitindo a consulta ao conteúdo e dando visibilidade ao trabalho de excelência realizado pelos municípios do Amazonas, bem como a necessidade de adequação dos protocolos e procedimentos da atenção em saúde, devido às características únicas do território amazônico”, afirmou Stefanie, ressaltando o empenho do Lahpsa e Cosems-AM nessa construção e em experiências anteriores.
O lançamento dos livros marcou o encerramento da VI Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS, evento que reuniu, durante dois dias, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), profissionais de saúde e gestores de 21 dos 62 municípios amazonenses que tiveram trabalhos selecionados para a edição 2025 do evento. Além dos livros, foram anunciados também os vencedores da Mostra, que este ano reuniu mais de 118 experiências de sucesso, e os trabalhos selecionados no Prêmio IdeaSUS Fiocruz. A Mostra teve ao todo 16 vencedores (Manaus, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itapiranga, Manacapuru, Urucurituba, Manicoré, Eirunepé, Tefé, Manaquiri, Silves, Nova Olinda do Norte, Parintins e Nhamundá) e, pelo IdeaSUS, foram selecionadas as experiências dos municípios de Atalaia do Norte, Borba e Rio Preto da Eva.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Foto: Júlio Pedrosa