Bolsistas de iniciação científica da Fiocruz Amazônia irão conhecer a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, 18/2, bolsista do Programa de Iniciação científica (PIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), embarcaram para o Rio de Janeiro, onde participarão do evento de acolhida aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A solenidade acontece na quinta-feira, 20/2, auditório do Museu da Vida – Campus (Fiocruz Manguinhos-Maré).

A programação conta com palestra do vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, Ademir Martins, e uma roda de conversa com convidados e pesquisadores da Fiocruz. Os alunos Peterson Carvalhal, Isabele Praxedes e Kamila Araújo, irão participar ainda de um Tour para conhecer a Instituição: Parque da Ciência, Museu da Vida e o Castelo Mourisco.

Para o coordenador do PIC – ILMD / Fiocruz Amazônia, Yury Chaves, a visita às instalações da Fiocruz, representam um passo marcante na jornada acadêmica dos alunos, pois os mesmos acabam entendendo a dimensão institucional da Fiocruz e sentem-se mais acolhidos, como parte integrante e indispensável para o desenvolvimento da ciência brasileira. “Como coordenador, sinto-me bastante satisfeito com a possibilidade de enviarmos os 3 alunos mais bem avaliados na edição 2024/2025 da Reunião Anual de Iniciação Científica, que não só valoriza o empenho de cada um, mas também incentiva outros alunos a se dedicarem.

Chaves ressaltou a importância do incentivo institucional, para que essa ação pudesse ser realizada. “Isso só foi possível graças ao apoio da direção da Fiocruz Amazônia, que trouxe novamente o costume de enviar, como parte de uma premiação, os alunos que tiveram seus projetos mais bem avaliados nas edições de iniciação científica. Destaco ainda a importância das agências de fomento (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) pelo investimento na carreira científica desses jovens cientistas.

Bolsista do programa, o acadêmico do curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, Peterson Carvalhal, falou sobre suas expectativas. “É a primeira vez que vou conhecer a fundação Oswaldo Cruz. Estou muito animado para viver essa experiência, pois sempre tive muita vontade de trabalhar com pesquisa e, tenho planos de ser pesquisador futuramente, e a Fiocruz sempre foi uma das grandes referências de pesquisa no nosso país. Ter a oportunidade de estar na instituição, de conhecer os pesquisadores da Fiocruz do Rio de Janeiro, através desse evento, vai me proporcionar um enriquecimento educacional”, destacou.

Estudante do curso de Farmácia, da Faculdade Estácio do Amazonas, a bolsista Isabele Praxedes, se diz agradecida pela realização de um sonho, proporcionado pela Instituição. “Conhecer a Fiocruz é a realização de um sonho. Desde o momento em que eu me envolvi com ciência, a Fiocruz sempre foi uma grande referência para mim, tanto para a saúde do país inteiro, como para o desenvolvimento de pesquisa, então eu fico muito grata pela oportunidade de poder viajar, para conhecer o berço da saúde pública do Brasil. Tenho certeza de que vai acrescentar positivamente na minha trajetória acadêmica e profissional”, relata.

Kamila Araújo, estudante do curso de Biomedicina da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO, pontou as oportunidades obtidas através do programa. “Só de pensar que vou conhecer outro Estado, já fico extremamente agradecida. Já tive a oportunidade de ir à São Paulo, participar de um evento pela Fiocruz Amazônia e, agora vou ao Rio de Janeiro. Agradeço muito o apoio de todos e em especial, minha família que está muito orgulhosa de mim”.

SOBRE O PIC

A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico. O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

O Programa proporciona ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados durante a realização da pesquisa.

Atualmente o PIC conta com 46 alunos de iniciação científica, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

ILMD Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes, ILMD Fiocruz Amazônia