Pesquisadores da Fiocruz Amazônia contemplados com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Quatro pesquisadores em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) foram contemplados pelo edital da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, da Chamada nº 18/2024, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São eles: Júlio César Schweickardt, Felipe Arley Costa Pessoa, Felipe Gomes Naveca e Paulo Afonso Nogueira. A Bolsa Produtividade em Pesquisa é uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, e é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos pelos Comitês de Assessoramento.

No total, oito pesquisadores da instituição são agraciados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Os demais são: Stefanie Costa Lopes, James Lee Crainey, Luiz André Mariúba e Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, que apresentaram as suas propostas em outro Edital e têm bolsas de produtividade vigentes.

Com mais de 1.500 contemplados pela primeira vez – o equivalente a 25% do total de aprovados -, a chamada de Bolsas de Produtividade 2024 divulgou o resultado final na última quinta-feira, 24/07.Foram aprovados, ao todo, 6.057 bolsistas: 5.623 em Produtividade em Pesquisa (PQ, correspondente a 40% da demanda); 85 em Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr, 55% da demanda); e 349 em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (cerca de 30% da demanda).

O resultado indica a concessão de mais de 1.000 bolsas além do previsto, permitindo ampliação e significativa renovação do quadro total, que é de cerca de 16 mil bolsistas. Do total de bolsas PQ e PQ-Sr aprovadas, 7,5% são de nível A; 12% de nível B; e 80,5% de nível C. Para as bolsas DT, os percentuais foram de 1%, 12% e 87%, respectivamente.

A Chamada tem como objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

INVESTIMENTO

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor total estimado de R$ 450 milhões na Chamada Universal 2024, que abrange todas as áreas do conhecimento. Este valor é um pacote de investimentos do MCTI e CNPq para projetos de pesquisa. O investimento na Chamada Universal é o maior aporte de recursos próprios do CNPq até o momento, superando o valor de R$ 300 milhões da chamada de 2023. 

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Foto: Michell Mello / Fiocruz Amazônia Revista