Palestra do Centro de Estudos vai abordar “ambiente e saúde na Amazônia”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), promove na próxima sexta-feira, 31/10, a partir das 10h, a palestra “Ambiente e Saúde na Amazônia”,  a ser ministrada por Sandra de Souza Hacon, pesquisadora especialista do Departamento de  Endemias Samuel Pessoa, da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). A atividade será transmitida via plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/85115760663?pwd=Cu7cIiTyWRfKAj5201EVwUQNm9bMbF.1 utilizando ID da Reunião: ( 851 1576 0663 ) e senha de acesso: ( 684157 ).

Na oportunidade, a palestrante irá falar sobre a degradação ambiental, e como o desmatamento e as queimadas, desencadeiam crises diretas: a fumaça causa doenças respiratórias e a destruição de habitats aumenta, além da propagação de zoonoses. A pesquisadora abordará ainda estudos e projetos que destacam que a floresta em pé sustenta a saúde por meio de sua biodiversidade, fornece alimentos, recursos medicinais e regulação climática.

“A contaminação dos rios por mercúrio, proveniente do garimpo, envenena as fontes de água e alimentos, gerando um grave problema de saúde pública. As mudanças climáticas, intensificadas pela perda florestal, alteram ciclos de chuva e favorecem vetores de doenças como malária e dengue. Populações indígenas e tradicionais, cuja sobrevivência e cultura dependem diretamente do ecossistema, são as mais vulneráveis. Portanto, a crise ambiental na região é, antes de tudo, uma crise de saúde pública. Proteger a Amazônia é uma estratégia vital para garantir a saúde de suas populações e a estabilidade socioambiental do país”, explica Sandra Hacon.

Esta edição do Centro de Estudos, será moderada pela pesquisadora Katia Maria Lima de Menezes, chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia – LAHPSA.

SOBRE A PALESTRANTE

Sandra é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Controle da Poluição Ambiental – Mancherter University, Reino Unido, e doutora em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense. Está lotada na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. É integrante dos programas de pós-graduação de mestrado de doutorado em Ciências Ambientais da Universidade estadual de Mato Grosso e da Escola Nacional de Saúde Pùblica da Fiocruz.

Atua na área de Avaliação de Risco à Saúde Humana, Ecotoxicologia, Gestão Integrada de Saúde e Ambiente e Avaliação de Impactos à Saúde das Mudanças Climáticas e de Grandes Empreendimentos. Coordena vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, FINEP, CAPES, setor privado. Atua ainda como pesquisadora em projetos interdisciplinares com a UNEMAT, INPE, UNB, USP, UFRN, USP, PUC/RJ, UFCE, FIOCRUZ, projetos internacionais com a Universidade de Exeter no Reino Unido, Instituto Tropical de Epidemiologia e Sáude Pública de Basel e a Universidade de Basel na Suiça.

Na área acadêmica, é responsável por disciplinas nos cursos de pós-graduação da ENSP/FIOCRUZ, orientadora de mestrado e doutorado nos cursos de pós-graduação de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP/FIOCRUZ e do Programa de CIências Ambientais da Universidade estadual de Mato Grosso (UNEMAT). É representante do Brasil no GT do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente referente ao Programa de Monitoramento da Implementação da Convenção de Stockholm por indicação do Ministério do Meio Ambiente.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento, ILMD Fiocruz Amazônia