Projeto Moetá, da Fiocruz Amazônia, é apresentado no 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem  

O Projeto Moetá/Fortalece SUS, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, esteve presente no 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem (75º CBEN) ocorrido entre os dias 22 e 26/11, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento realizado na PUC/RS reuniu mais de 1.500 profissionais de enfermagem e da saúde de todo o Brasil, com o tema “Enfermagem e os desafios políticos, ambientais e sanitários”. O Projeto Moetá é parte integrante do Programa Fortalece SUS. No congresso, o projeto submeteu o relato de experiência denominado “Enfermagem e Educação Popular na Amazônia – Práticas Territoriais para o Fortalecimento da APS Integral e Resolutiva”, tendo como autores Francisco Elton Aleme Viana, Kamila Prentes Guedes, Liliane Printes Dantas, Joaquim Benigno Barreto Monteiro, Adrya Nicolle Moura e Rita Suely Bacuri de Queiroz.

O relato de experiência abordou o papel dos profissionais de enfermagem atuantes no Projeto Moetá no contexto da Educação Popular em Saúde durante o desenvolvimento do projeto. O Moetá foi realizado entre os anos de 2024 e 2025 na Região Metropolitana de Manaus, com intuito de popularizar a ciência em saúde, por meio da informação, comunicação e divulgação científica.

O Projeto realizou mais de 300 oficinas com um público participante que superou a marca de 5.000 pessoas entre estudantes, professores, abrigados, idosos, comunitários, agricultores, crianças e adolescentes. O MOETÁ capacitou 14 Comunicadores Populares em Saúde para atuar como multiplicadores da saúde nos diversos territórios. Em Porto Alegre, o projeto foi representado pelo enfermeiro Elton Aleme, coordenador executivo do projeto, o qual participou das mesas de debate voltadas à Atenção Primária em Saúde, além da exposição em stand dos projetos: ÁGAPE, OBSMA e MOETÁ, apresentando aos participantes os detalhes das ações desenvolvidas na Amazônia.

Elton Aleme destaca que o Congresso de Enfermagem foi importante para destacarmos a atuação da Fiocruz Amazônia nas políticas de popularização da saúde, tendo a enfermagem se destacado nas ações de multiplicação e condução dos projetos. O Projeto Moetá embasado na metodologia de Paulo Freire da Educação Popular atua em consonância com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (MS, 2013).

ILMD/Fiocruz Amazônia

Fotos: Divulgação / Fiocruz Amazônia