Fiocruz Amazônia irá transmitir para público externo disciplina sobre biologia, ecologia e controle de doenças transmitidas por vetores na região Amazônica
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), e o Doutorado acadêmico em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), oferece nos dias 4, 6 e 7/11, a disciplina “Biologia, Ecologia e Controle de Doenças Transmitidas por vetores na Região Amazônica”. A disciplina é transversal aos três cursos de pós-graduação.
As vagas para cursar a disciplina foram distribuídas e destinadas aos programas. Entretanto, alunos de outros programas de pós-graduação, de diferentes instituições de ensino, podem ter acesso as aulas, que serão transmitidas através da plataforma zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/82946716430?pwd=OLpFDH17Yd1ED2UwAv , utilizando ID da reunião: 829 4671 6430 e Senha: 269120
A atividade visa proporcionar conhecimentos básicos da biologia, ecologia e controle de doenças transmitidas por vetores na Amazônia, integrando aspectos relacionados com a vigilância entomológica, vigilância entomo-virológica e estratégias de controle vetorial. O curso irá abordar ainda, novas estratégias de controle e aplicação, uso da epidemiologia e importância da vigilância no controle de doenças de transmissão vetorial na região. A disciplina é coordenada pelos pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz e José Joaquin Carvajal.
Na segunda-feira, 4/11, a aula de abertura da disciplina, a ser ministrada pelo pesquisador, Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terá como tema “Aspectos básicos da Biologia e Ecologia de Insetos na Transmissão de Patógenos”. Na terça-feira, 5/11, Elder Figueira, chefe do departamento de vigilância ambiental, e Erica Chagas, pesquisadora do Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), abordam os “Aspectos básicos da Biologia e Ecologia de Vetores da Malária e Leishmaniose”.
No mesmo dia, o consultor da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carlos Campelo, fará uma apresentação sobre “Manejo integrado de vetores”. No dia seguinte, 6/11, Denise Valle, pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do IOC/Fiocruz, fará a apresentação “Aedes aegypti e algumas arboviroses, onde estamos”.
No último dia, 7/11, pela manhã, Joaquim Neto, pesquisador do Instituto Evandro Chagas (IEC), abordará os “Principais vetores de arbovírus no Brasil”. Durante a tarde, Fernando Abad-Franch, Professor Adjunto no Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), palestrará sobre “Doença de Chagas na Amazônia”