Fiocruz Amazônia recebe primeiros servidores excedentes do concurso 2023/2024

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu os primeiros servidores excedentes do último concurso público realizado pela Fiocruz referente ao biênio 2023/2024. Os novos servidores são Ulisses Arjan Cruz dos Santos, analista de gestão em Saúde Pública; Valdinete Alves do Nascimento, tecnologista em Saúde Pública, e Nayara Begalli Scalco Vieria, pesquisadora em Saúde Pública. A vinda dos novos concursados foi possível graças ao decreto presidencial que ampliou para 600 o total de vagas autorizadas para convocação de candidatos(as) aprovados(as) no concurso público da Fundação Oswaldo Cruz 2023/2024. A medida foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade realizada em Brasília, no último dia 7/1, com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente da Fiocruz, Mário Moreira. Ao todo, o ILMD/Fiocruz Amazônia terá direito a 11 novos servidores excedentes.

Na oportunidade da assinatura, o presidente Mário Moreira destacou que a medida é considerada fundamental para que a Fiocruz possa desempenhar seu papel estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a saúde global. Resultado de numerosas articulações da Presidência da Fiocruz junto ao Governo Federal, a ampliação das convocações reforça o compromisso da instituição com a recomposição de sua força de trabalho e com a continuidade de suas ações estratégicas em benefício da saúde pública brasileira. O esforço foi respaldado por amplo trabalho técnico e de articulação da Diretoria Executiva (DE) e da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), essenciais para a condução dos trâmites institucionais, além de atuação sólida e persistente da Asfoc-SN, conforme divulgou a Agência Fiocruz de Notícias (AFN).

Entre os novos servidores, Ulisses Arjan foi convocado para atuar na área de Gestão de Pessoas. Já Valdinete Nascimento atuará em diagnóstico, epidemiologia molecular e evolução de vírus emergentes e reemergentes; Nayara Begalli, em Planejamento, Financiamento e Modelos de Gestão e Atenção à Saúde. No último dia 11/02, eles participaram de uma atividade de integração, realizada pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SEGET), com a participação da diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa