Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia do ILMD/ Fiocruz Amazônia promove Seminário Interno de Integração

O Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), realizou nesta segunda-feira, 8/7, o 1º Seminário Interno de Integração. O Evento teve por objetivo integrar e oportunizar a troca de experiências acadêmicas entre os membros do LEGEPI, avaliar os projetos e iniciativas vigentes, e expectativas de curto, médio e longo prazo do grupo, no intuito de auxiliar na compreensão da complexa rede de determinação do processo de adoecimento e morte na Amazônia brasileira, seja no que tange a doenças infectocontagiosas, como também em relação a doenças crônicas não-transmissíveis e da ciência de dados e, suas aplicações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, a maneira com que o LEGEPI se organiza, após aproximadamente um ano e meio de criação do laboratório é salutar. “Acho muito importante essa estrutura que a gente organiza nossa pesquisa, então é claro que há trabalhos mais individuais, trabalhos mais coletivos dentro do grupo, mas é importante que haja a troca e, que se tenha essa visão do que o laboratório atende. É importante estar sempre promovendo essas interações, pois novos membros ingressam no grupo e, se você trabalhar focado somente na sua pesquisa, você tem um olhar muito enviesado para aspectos muito micro, enquanto se você trabalhar dentro do coletivo, você consegue visualizar mais amplamente”, destaca.

A reunião contou com adesão massiva dos membros internos e externos do LEGEPI, incluindo pesquisadores/docentes e discentes/bolsistas do ILMD/ Fiocruz Amazônia, bem como colaboradores externos, que estão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA-Manaus) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – FVS-RCP/AM, por exemplo. Ao todo, 24 pessoas participaram da programação e todos apresentaram seus projetos ou iniciativas que os vincula ao LEGEPI.

Chefe do laboratório, o epidemiologista Jesem Orellana, destacou a importância do intercambio de informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo grupo, para prospecção de futuros projetos e estudos, que demandem maior interação e colaboração do grupo. “O evento foi um sucesso, pois permitiu não apenas uma interação ímpar entre os diferentes membros do LEGEPI (desde alunos de ensino médio até alunos de doutorado), como também a identificação de potenciais colaborações internas e externas, seja explorando temas e perguntas de pesquisa novos ou pouco explorados, assim como possibilidades de colaboração com colegas que dominam ferramentas/abordagens úteis e com potencial de qualificar ainda mais as iniciativas interdisciplinares vigentes”, explica.

Orellana enfatiza ainda que “eventos como este são necessários e oportunos à germinação de sementes do ambiente ou cultura acadêmica de instituições prestigiadas e seculares como a Fiocruz. Esperamos que este evento tenha regularidade anual e que sirva como peça fundamental para o fortalecimento conjunto das dimensões da gestão, da pesquisa e das relações humanas no ILMD”.

SOBRE O LEGEPI

O laboratório é composto por uma equipe interdisciplinar, voltada para a geração e disseminação de conhecimento técnico científico, bem como, para a formação de recursos humanos voltados para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial da Saúde Coletiva.

O grupo tem interesse em temas envolvendo morbimortalidade de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis na Amazônia brasileira, bem como suas interfaces com aspectos hidro climáticos, socio sanitários, espaço temporais e terapêuticos, em populações humanas. O LEGEPI comtempla as seguintes linhas de pesquisa: Saúde perinatal, da criança e do adolescente; Ambiente, ecologia e saúde: Epidemiologia, métodos estatísticos e quantitativos.

ILMD / Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes.

Fotos: Eduardo Gomes