Abertura da 32ª RAIC é transmitida para bolsistas de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia

Os bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), participaram na manhã desta quinta-feira, 16/5, de forma híbrida, do evento de abertura da 32ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento faz parte do calendário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi transmitido ao vivo, pelo canal oficial da Fiocruz no YouTube, para toda a comunidade da Fiocruz Amazônia, no Salão Canoas, auditório da Instituição.

Para o coordenador do PIC da Fiocruz Amazônia, Yury Oliveira Chaves, pesquisador no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA), a transmissão do evento para os alunos do ILMD, objetiva maior interação com as ações do programa em âmbito nacional. “A participação dos alunos regionais, na abertura da Reunião Anual de Iniciação Científica, que acontece no Rio de Janeiro, é importante pois amplia a visão científica desses alunos, que acabam tendo a noção da dimensão e da importância da Fiocruz, em promover a Iniciação Científica em diversos estados do Brasil”, explica.

De acordo com Yuri, ainda que de maneira híbrida, o conhecimento sobre realidades distintas em que o programa é executado, possibilita aos estudantes de graduação, amplo conhecimento sobre as áreas de pesquisa em que a Fiocruz desenvolve estudos científicos. “A participação de forma híbrida para a abertura, aproxima os alunos à realidade de outras instituições, principalmente a Instituição sede, fornece ao aluno conhecimento sobre diversas áreas, em que essas Unidade atuam, além da possibilidade de conhecer as principais linhas de pesquisa que a Fiocruz trabalha com os alunos de Iniciação Científica”, pontua Chaves.

Para a bolsista do PIC – ILMD/Fiocruz Amazônia, Kamila Araujo, a troca de saberes proporcionada no evento, foi uma experiência enriquecedora. “Achei maravilhosa a oportunidade de participar de um evento tão incrível quanto esse da Fiocruz, ainda mais para as novas gerações, é realmente empolgante ter acesso as pesquisas e, poder contribuir para avanços tão relevantes. Conhecer como funciona o programa em outras Unidades da Fiocruz em todo o Brasil, foi uma verdadeira fonte de inspiração. Vejo como uma oportunidade única de aprender, trocar ideias, estabelecer conexões genuínas com pessoas que compartilham da mesma paixão pela pesquisa e, pela saúde pública”, descreve.

A Raic é um evento anual e obrigatório do CNPq, além de ser organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade imprescindível dos programas.

FIOCRUZ AMAZÔNIA

A 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acontece entre os dias 4 e 7/6.

O evento acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. e possibilita que os bolsistas apresentem os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes

Fotos: Eduardo Gomes