Centro de Estudos irá abordar anticorpos antiamarílicos e desfecho da gestação em gestantes que apresentaram infecção por Zika
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 17/05, às 10h, a palestra “Níveis de anticorpos antiamarílicos e desfecho da gestação em gestantes que apresentaram infecção por Zika. Estudo de coorte em Manaus, Brasil”, a ser ministrada pela biomédica, Isa Cristina Ribeiro Piauilino, doutoranda do Curso de Doenças Tropicais e Infecciosas, do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Na oportunidade, a palestrante irá apresentar estudos que abordam a aferição de anticorpos antiamarílicos, por teste de neutralização por redução de placa (PRNT) em amostras de gestantes infectadas por Zika, com desfechos graves da gestação (perda fetal, natimortalidade ou microcefalia no recém-nascido); desfecho moderado (parto prematuro, baixo peso ao nascer e/ou atraso no crescimento intrauterino) e sem desfecho adverso.
A palestra ocorrerá em formato online e pode ser acompanhada por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/84535221416?pwd=cPkLJ4iOYdoXD3ulldAS7sWVvPcEmF.1 , utilizando (ID da Reunião: 845 3522 1416) e (Senha de acesso: 784851)
SOBRE A PALESTRANTE
Biomédica graduada pelo Centro Universitário FAMETRO, Isa Piauilino, é Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em convênio com a FMT-HVD. Atualmente é doutoranda em doenças tropicais e infecciosas pelo programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA em convênio com a FMT-HVD.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.