Fiocruz Amazônia realiza evento de acolhida e apresenta nova coordenação do Programa de Iniciação Científica

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou nesta quarta-feira, 16/8, o evento de acolhida para novos bolsistas e veteranos do Programa de Iniciação Científica (PIC). Na oportunidade, Yury Oliveira Chaves, pesquisador no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA) foi apresentado como o novo Coordenador do programa institucional, que visa a formação de recursos humanos para a pesquisa em saúde e, o desenvolvimento científico de jovens estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), instaladas em Manaus.

A Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, falou sobre as expectativas para mais uma edição do programa, e comentou sobre os impactos positivos da chegada de uma nova coordenação. “Temos uma ótima expectativa para esse ano, afinal são 25 anos de programa que demonstram o quanto a iniciação científica andou junto com a instituição, que está fazendo 29 anos. É um recorde de alunos, temos 45 bolsistas no programa, estamos passando agora para o nosso sexto coordenador. Considero que sejam importantes essas mudanças, afinal são novos olhares, é um jovem doutor, com uma proximidade maior com esses bolsistas de iniciação científica e, estamos falando de um egresso da casa, um exemplo de caso de sucesso, o que motiva ainda mais os estudantes. Estamos bastante contentes com esse momento, vislumbrando um ano de muito sucesso com essa coordenação, e nova turma”.

O evento que marca o início das atividades dos novos integrantes do Programa, contou com a palestra inaugural “Conhecendo as oportunidades: Algumas Lições científicas importantes”, ministrada pelo novo coordenador, que abordou sobre como as oportunidades podem surgir de várias fontes, como colaborações, avanços tecnológicos, necessidades sociais e experiências pessoais. Durante a apresentação, Yury Chaves, trouxe exemplos para os estudantes, de nomes representativos no universo científico, como Isaac Newton, Marie Curie, Albert Einstein, Alexander Fleming e, Maria Deane, que tiveram em suas descobertas, importantes contribuições para a ciência, criadas a partir das oportunidades.

Desenvolvendo atividades na Fiocruz Amazônia desde 2008, o novo coordenador passou por diversas experiências e, escolheu falar nesse primeiro momento sobre oportunidades, como uma estratégia de incentivar os alunos que estão dando os primeiros passos no universo científico, dentro da instituição. “Inicialmente é desafiador gerenciar um programa de iniciação científica que já vem sendo muito bem gerenciado ao longo de todas as edições. Acredito que com essa nova coordenação, a Fiocruz abre perspectivas para novos rostos, para novas pessoas e, a gente espera que nessas novas edições, outras pessoas, outros ilustres desconhecidos comecem a aparecer, claro que com a ajuda do comitê gestor, das pessoas que possuem maturidade e que tem muita experiência com as edições anteriores”, explica.

Segundo o Coordenador, a palestra teve o intuito de estimular os alunos a pensarem fora da caixa e encontrarem soluções inovadoras para os problemas que possivelmente encontrarão ao decorrer de suas trajetórias científicas. Entre os pontos abordados na apresentação, Yuri destacou a importância da construção de redes de relacionamento que podem levar a novas oportunidades, visando expandir o círculo de influência no campo científico para aumentar as chances de sucesso no universo acadêmico. O evento contou ainda com a apresentação da pesquisadora, Priscila Aquino, ex-coordenadora do Programa, que durante a solenidade foi homenageada por sua contribuição na gestão da iniciação científica.

De acordo com a bolsista, Isabele Praxedes, aluna do curso de farmácia da Faculdade Estácio do Amazonas, a oportunidade de ter a bolsa renovada, representa a possibilidade de continuar o trabalho já desenvolvido na Fiocruz Amazônia, na busca por novos resultados. “É uma ótima oportunidade poder dar continuidade para um projeto que eu já estou participando há algum tempo. Minhas expectativas são em relação aos nossos futuros resultados, para que possamos continuar fazendo mais experimentos, trabalhando para termos novos resultados, que possamos apresentar na RAIC do próximo ano”, destaca.

Pela primeira vez no Programa de Iniciação Científica, Beatrice Praciano, estudante do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), explica que escolheu a Fiocruz Amazônia para desenvolver seu primeiro projeto de pesquisa, pois acredita que a instituição oferece o suporte necessário para que os estudantes trilhem um caminho de sucesso no campo da prática científica. “Essa é minha primeira iniciação científica, estou muito animada com isso. Esse é meu primeiro contato com o universo da pesquisa, está sendo completamente novo, emocionante, estou muito animada de estar aqui na Fiocruz, que pelo que já pude perceber é a instituição que pode me proporcionar um melhor caminho, pois aqui temos um suporte que eu não vejo em outros lugares”, pontua.

QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA

Ainda pela manhã, os estudantes puderam assistir uma palestra sobre o acesso as áreas de Laboratórios e Plataformas Tecnológicas, que somente podem ser acessados por pessoas que necessitem do acesso para o exercício de suas legitimas atribuições, previamente autorizados pelo gestor responsável pela área, mediante comprovação de curso de biossegurança e carteira de vacinação atualizada.

O curso é obrigatório para a iniciação científica, alunos, bolsistas, terceirizados e servidores que atuam ou não nos laboratórios da Fiocruz Amazônia e, visa apresentar a política institucional da Qualidade, Biossegurança e Ambiente e, as recomendações mínimas, necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com segurança e confiabilidade dos resultados. Os bolsistas do programa, participaram ainda de uma visita guiada pelos laboratórios da Instituição.

NOVA COORDENAÇÃO

Yuri é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde 2013, atua como responsável técnico em Citometria de Fluxo (RPT08J) pela Plataformas Tecnológicas do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) Fiocruz, realizando serviços de análises em citometria de fluxo, consultoria experimental, treinamento técnico em citometria de fluxo envolvendo imunologia e biotecnologia além de acompanhar e gerenciar processos operacionais e administrativos na Fiocruz Amazônia.

O pesquisador integra o quadro de pesquisadores no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA), e desenvolve projetos nas seguintes áreas: malária, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, resposta imune celular, Biologia celular e molecular, cultivo celular e ELISA, diversidade genética do HIV-1 e mutações de resistência.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

Saiba mais sobre a iniciação científica no ILMD/Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Ingrid Anne / ILMD Fiocruz Amazônia