Projeto da Fiocruz Amazônia e USAID incentiva a comunicação em saúde e fortalece cobertura vacinal em Barcelos

O Projeto Amazõnia: Ciência e Solidariedade no Enfrentamento à COVID-19, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em parceria com a Fiotec, NPI Expand e SITAWI Finanças para o Bem e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), finalizou a segunda etapa das oficinas de educação popular e comunicação em Saúde, em Barcelos, no Alto Rio Negro, ao mesmo tempo em que o município registou o aumento do índice de cobertura vacinal em comunidades rurais do município. O projeto contou com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barcelos, e teve como finalidade definir e executar estratégias de comunicação a partir das propostas elaboradas durante uma primeira oficina ocorrida em janeiro deste ano, com a presença maciça de comunitários do Marará, zona rural do município. Dados do Previne Brasil 2023 apontam que, no primeiro quadrimestre deste ano, mais de 80% dos moradores da comunidade onde ocorreram as duas oficinas se vacinaram.

Na segunda oficina, o público-alvo foram os agentes comunitários de saúde (ACS) e profissionais que atuam nas 42 comunidades do município, além de moradores. A secretária de Saúde de Barcelos, Patricia Leite, reconheceu a importância do projeto e a parceria com a Fiocruz Amazônia, apoiando a execução das ações e a adesão dos ACS à oficina. “É muito importante aderir a eventos como esse da Fiocruz porque, como sempre digo, os agentes comunitários de saúde são os nossos olhos onde não conseguimos estar, na casa dos comunitários, e esse contato necessita de uma comunicação efetiva e eficaz”, afirmou. Patrícia destacou a melhoria dos indicadores de cobertura vacinal também como efeito do trabalho.

Barcelos tem hoje 86 agentes comunitários de saúde, distribuídos em oito equipes que atuam nas zonas urbana e rural do município. No total, 64 profissionais participaram da oficina e elaboraram produtos de comunicação capazes de multiplicar informações, divulgar ações da Saúde e sensibilizar a comunidade. Entre as peças de comunicação criadas, estão roteiros de podcast, com entrevistas feitas pelos comunitários e agentes e ACS, captação de imagens para produção de um VT publicitário com o recurso da dramatização, um flyer que tire dúvidas sobre vacinação e uma sugestão de pauta para envio à rádio local (único veículo de comunicação existente na cidade e com grande alcance junto aos 27 mil moradores do município), além de carros de propaganda volante, serviços de alto-falantes (bocas de ferro) e grupos de WhatsApp. O trabalho foi realizado em grupos e, ao final, foram sorteados kits contendo mochila, álcool em gel para higienização das mãos e equipamentos de proteção individual.

A mestre em Saúde Pública e publicitária, Denise Amorim, que atuou como facilitadora do projeto em território ribeirinho, explica que os aprendizados da oficina sobre comunicação e educação popular são importantes para que as equipes se empoderem nos diálogos com as comunidades e ações nos territórios. “Não só em relação às temáticas de vacinação, mas também, de outros temas de promoção da saúde, foi maravilhoso vê-los produzindo outras formas de pensar e divulgar temáticas da saúde coletiva”, afirmou.

Rodrigo da Silva Macedo, enfermeiro e coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI) da Secretaria de Saúde de Barcelos, afirma que os desafios à frente do PMI são inúmeros e a comunicação é uma ferramenta de mobilização eficaz para se atingir o maior índice de cobertura possível. “Temos um município em que trabalhamos tanto com zona urbana quanto rural, em áreas muito distantes. Para que possamos fazer a cobertura e traçar metas, precisamos fazer um planejamento para uma viagem às áreas ribeirinhas e é um custo muito alto, além de termos que mobilizar os comunitários para que não saiam de casa.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunização, criou o Vacina Visual, um quadro onde é possível acompanhar a vacinação das crianças até 2 anos do município. “Verificamos quando a criança tem que retornar e se a mãe não traz, nós a acionamos para que ela traga a criança para ser vacinada. Este ano, depois que implementamos essas ações, tivemos uma boa aceitação. O caminho ainda é muito longo, mas quando recebemos uma capacitação como essa para os agentes de Barcelos, temos a percepção de outras ideias de como trabalhar com a população, todas as capacitações que vêm são superimportantes para alcançar a população de um modo geral. Assim conseguimos melhorar a nossa meta”, explicou Rodrigo.

SOBRE OS PARCEIROS

No Brasil, a USAID, a NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI EXPAND Resposta à COVID-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. A Fase está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de Covid-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.

ILMD/Fiocruz Amazônia
Fotos: Divulgação / ILMD Fiocruz Amazônia