Fiocruz Amazônia e Associação dos Venezuelanos no Amazonas articulam parceria em prol da saúde de mulheres migrantes

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) realizou na última quarta-feira, 9/8, uma visita à sede da Associação dos Venezuelanos no Estado do Amazonas (ASOVEAM), para tratar sobre futuras parcerias, visando a construção de novos conhecimentos e evidências sobre os desafios relacionados aos direitos à saúde sexual e reprodutiva enfrentados por mulheres e adolescentes, em situações de deslocamento forçado prolongado, na América Central e do Sul.

A visita foi marcada também pela entrega de doações, arrecadadas na Fiocruz Amazônia, durante a realização da campanha “Dignidade Menstrual”, destinada à arrecadação de absorventes femininos para doação a mulheres e adolescentes refugiadas. Uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com mulheres que menstruam, apontou que 62% já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

A campanha pretende reforçar a mensagem de que todas as pessoas que menstruam têm direito à dignidade menstrual, o que significa ter acesso a produtos e condições de higiene adequados. “A entrega do material de higiene íntima, representa mais um gesto de consolidação da parceria entre ILMD/Fiocruz Amazônia e a Asoveam. A associação tem sido parceira e, já estamos construindo novas ações de pesquisa e intervenção em defesa dos direitos da mulher e da adolescente venezuelana radicadas em Manaus. Vimos de forma saudável o encontro de novos saberes e culturas”, destaca Rita Bacuri, pesquisadora social do ILMD/ Fiocruz Amazônia.

SOBRE A ASOVEAM

A Associação dos Venezuelanos no Estado do Amazonas possui o objetivo de fornecer ajuda para integrá-los à sociedade, promovendo ações, desenvolvendo programas, organizando cursos especiais e treinamentos com o objetivo de capacitá-los e qualificá-los para poder inseri-los no mercado laboral, assim como incentivar qualquer movimento enriquecedor que dignifique seu trabalho e qualidade de vida.

A ASOVEAM busca encontrar soluções de longo prazo para favorecer ao máximo sua autonomia, seja com um emprego digno ou autogerido, buscando o desenvolvimento de habilidades e crescimento profissional e, portanto, pessoal. Todas as atividades e serviços promovidos são centrados na pessoa e sua inclusão social e trabalhista para seu progresso social, econômico e cultural.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes