Pesquisador da Fiocruz Amazônia aborda “Inovação aplicada à saúde” durante o Amazon Health Tech Conference

O pesquisador, Luis André Mariúba, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), apresentou na última sexta-feira, 7/7, no Amazon Health Tech Conference, a palestra “Inovação aplicada à saúde no Instituto Leônidas e Maria Deane – FIOCRUZ”.

O evento foi coordenador pela Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) em parceria com Hospital Albert Einstein; Hospital Sírio Libanês; Hospital dee Madrid; Universidade de São Paulo (USPA); Escola Superior de Tecnologia (EST), Samsung Ocean/UEA; Escola Superior de Artes e Turismo (Esat); Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA); Fiocruz Amazônia e Inova USP.

A iniciativa teve como objetivo fornecer aos docentes, técnicos e discentes da UEA um ecossistema de inovação para discussões sobre as inovações tecnológicas na área da saúde, visando uma maior participação nos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além de abordar a trajetória e atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Fiocruz Amazônia, Maiúba destaca a importância do evento para interagir com outras instituições e empresas que possuam interesse nas tecnologias já depositadas pelo ILMD. “Durante a apresentação pudemos mostrar o histórico da atuação do NIT nesses últimos dez anos, além de apresentarmos as tecnologias que foram depositadas pelo Instituto. O evento foi bastante interessante, pois conseguimos fazer alguns contatos para oferta dessas tecnologias para empresas ou instituições interessadas. Como resultado, iremos entrar em contato com esses locais para verificar se há interesse por parte deles sobre o que a gente já produziu”, explica.

A reitora em exercício, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, explica que esse evento é um sonho realizado. “Temos uma escola de tecnologia que faz um trabalho árduo, de muito tempo, e com esse evento podemos incluir a saúde nisso tudo. Hoje nós temos esse momento para aprendermos um pouco mais e institucionalizar a saúde junto à tecnologia”, complementou.

SOBRE O NIT FIOCRUZ AMAZÔNIA

Implantado em 2007, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz Amazônia tem como objetivo prospectar projetos de pesquisa para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores, tecnologistas e a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/Fiocruz) para elaboração de pedidos para depósito de patentes e acompanhamento do processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.

O Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação foi criado em 2006, com a missão de   promover a inovação em saúde, por meio da gestão da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia, de forma integrada e articulada com as Unidades da Fiocruz.

O NIT/ILMD está ligado à diretoria e atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo-lhes orientações acerca de assuntos relacionados à propriedade intelectual e inovação, em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e, com o Programa de Inovação Tecnológica do ILMD/Fiocruz Amazônia.