Centro de Estudos vai abordar o tema “Modelagem Matemática na Epidemiologia: Explorando Estudos Recentes e Conquistas Alcançadas”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta nesta sexta-feira, 7/07, às 10h, a palestra “Modelagem Matemática na Epidemiologia: Explorando Estudos Recentes e Conquistas Alcançadas”, a ser ministrada pelo pesquisador da Fiocruz Daniel Antunes Maciel Villela, coordenador adjunto do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Villela destaca que, nos tempos atuais, a modelagem matemática avançou bastante no campo da epidemiologia de doenças infecciosas.

Na palestra, serão abordados os conhecimentos atuais e os principais objetivos da modelagem matemática aplicada à epidemiologia de doenças infecciosas. O pesquisador explica que também serão apresentadas algumas limitações e discutidos casos de sucesso recentes, não somente em relação a COVID-19, mas também malária e arboviroses. “A pandemia COVID-19 apresentou desde o seu início diversos desafios, inclusive para o desenvolvimento de modelos, o que permitiu um entendimento mais aprofundado, inclusive em público leigo, sobre conceitos e indicadores relacionados a epidemias”, salienta.

A apresentação será moderada pelo pesquisador do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia, da Fiocruz Amazônia, Antonio Alcirley da Silva Balieiro. Para participar, basta acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/81343237754?pwd=N1crbWRYRHZ6M2JZRVRqQTM2WUpKQT09  utilizando (ID da Reunião: 813 4323 7754) e (Senha de acesso: 448410).

SOBRE O PESQUISADOR

Na Fiocruz, Daniel Villela atua na coordenação da Rede Integrativa para Enfrentamento das Desigualdades em Saúde – RIDES do Programa de Internacionalização (PRINT-CAPES-FIOCRUZ). Foi coordenador do Programa de Computação Científica (PROCC/FIOCRUZ) de 2017 a 2023. Obteve seu mestrado na UFRJ em 1998 e seu doutorado na Columbia University em 2005. Sua especialidade é em modelagem matemática e análise de desempenho, com um forte interesse em métodos quantitativos em Epidemiologia e Ecologia de vetores de importância para a saúde pública.

Dentre os seus temas de interesse, destacam-se: Modelagem matemática de doenças transmissíveis, com particular atenção para doenças transmitidas por vetores (malária, dengue, chikungunya, Zika, Covid-19); Modelagem de dinâmica de populações de vetores, com atenção para efeitos sazonais, climáticos e espaciais; Métodos aplicados para vigilância em Saúde. Villela tem colaborações com professores e pesquisadores de várias instituições, incluindo o Instituto Pasteur, Walter and Eliza Hall Institute, Universidade do Chile, Fundação Getúlio Vargas, Juniper Consortium e MIDAS.

Ele também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de ser um participante ativo de redes de fortalecimento da pesquisa e ensino da Epidemiologia. Desde 2020 coordena o braço da América Latina da rede MIDAS de modelagem matemática de doenças infecciosas e é membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e membro do conselho editorial da revista PLOS Global Health e Experimental Results (Cambridge Univ. Press).

Recentemente, foi responsável no Observatório Fiocruz COVID-19, como coordenador do eixo Cenários Epidemiológicos, e foi um dos organizadores do livro Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, pela Editora Fiocruz/Scielo, finalista dos prêmios Jabuti (2022) e prêmio ABEU na categoria Ciências (3º melhor livro 2022), tendo atuando como especialista (2021-2022) na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da COVID-19 (CTAI).

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.