Projeto da Fiocruz Amazônia leva ribeirinhos a discutir e propor soluções para as demandas de saúde da comunidade

Após seis meses de discussões preparatórias da equipe, reuniões com lideranças e visitas de reconhecimento de território, o Projeto “Participação comunitária no processo de planejamento, organização e oferta dos serviços de saúde em localidades rurais ribeirinhas da Amazônia”, um dos contemplados no edital Inovação Amazônia, do Programa Inova Fiocruz, desenvolvido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), deu início ao trabalho de mobilização propriamente dito da comunidade ribeirinha de Santa Maria, localizada na zona rural de Manaus, visando a formulação de propostas que busquem apontar soluções sustentáveis para as demandas de saúde existentes na comunidade. Coordenado pelo Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros Grupos Vulneráveis (SAGESPI), o projeto conta com financiamento da Fiocruz Amazônia e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM) e realizou, nos últimos dias 17 e 18/03, oficina na qual as próprias lideranças da comunidade fizeram a apresentação do projeto aos demais moradores.

Conduzida pelos pesquisadores do SAGESPI, a reunião-piloto contou com a presença dos líderes comunitários e moradores, com o objetivo de mobilizá-los e fazê-los sentirem-se parte do projeto que será desenvolvido de forma participativa com a comunidade. “O encontro foi o marco inicial e a intenção do projeto é permitir a população participe de todas as suas etapas de implantação. Para isso, estamos trabalhando com a comunidade, realizando a cada mês uma atividade visando desenvolver estratégias que sejam resolutivas para a melhora das condições de saúde e da qualidade de vida da população, de forma colaborativa com todos os atores envolvidos nesse processo“, explica o pesquisador da Fiocruz Amazônia Fernando Herkrath, um dos coordenadores do projeto.

Ele explica que a proposta foi desenvolvida e está sendo trabalhada com a comunidade, para implementar cada uma das etapas. A próxima atividade está programada para o dia 15/04. “Pretendemos desenvolver a colaboração entre a comunidade Santa Maria, profissionais e gestores de saúde que atuam na localidade rural ribeirinha, bem como outros potenciais atores do setor público ou privado para, juntos, construírem respostas aos problemas de saúde prioritários para esta população”, afirma Amândia Sousa, pesquisadora do SAGESPI e integrante do projeto.

Segundo a pesquisadora, a metodologia a ser utilizada é a do “Impacto Coletivo”, em que todos os interessados participam e colaboram na construção de solução dos problemas elencados, com o apoio de uma rede de pesquisadores e com base em pressupostos teóricos, partindo-se do princípio de que a iniciativa seja sustentável. “Espera-se que esse processo contribua para que os modelos de cuidados à saúde respondam de forma eficaz e qualificada às necessidades e especificidades locais, contemplando as singularidades do rural amazônico”, completa.

O projeto acontecerá inicialmente na comunidade rural Santa Maria, distante aproximadamente cinco horas de barco da área urbana de Manaus e com características peculiares, como o acesso exclusivamente por via fluvial e a localização em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS Puranga Conquista). “A depender dos resultados obtidos a iniciativa pode ser replicada para outras comunidades rurais”, afirmou Herckrath. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado, e conta com a atuação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

INOVA FIOCRUZ

O Programa Inova Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, aprovou um total de 20 projetos dos 35 submetidos ao Edital Inovação Amazônia para receber financiamento para pesquisas como foco na Amazônia. O resultado foi oficializado em junho do ano passado, com o anúncio dos aprovados. O edital prevê um total de R$ 7,1 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, voltados para a região amazônica, coordenados por pesquisadores das unidades da Fiocruz no Amazonas e em Rondônia. O edital foi lançado como ferramenta de incentivo às pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em saúde pública na Amazônia, por meio de parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa nos Estados do Amazonas (Fapeam) e Rondônia (Fapero).

Fotos: Ingrid Anne / ILMD Fiocruz Amazônia